Site de notícias de automóveis

Mitos e Verdades sobre Pneus: Descubra 10 Fatos que Você Precisa Saber

Apesar dos avanços tecnológicos ainda persistem muitas dúvidas em torno do uso correto dos pneus, alimentando ideias pré-concebidas que podem não corresponder à realidade.

Reunimos então algumas ideias comuns entre motoristas para desvendar o que é verdade e o que é mito sobre pneus.

Mitos e Verdades sobre Pneus: Descubra 10 Fatos que Você Precisa Saber
Foto/Reprodução

Mitos e Verdades sobre Pneus: Descubra 10 Fatos que Você Precisa Saber

1 – Devo usar pneus da mesma marca

  • Verdade

É sempre importante você ter todos os pneus da mesma marca, no máximo você pode optar por duas marcas diferentes de pneus. Porém, os pneus de mesma marca ficam no mesmo eixo.

2 – Usar pneus de alta performance muda o desempenho do carro?

  • Verdade

Sim, pneus de alta performance mesmo em carros comuns, acabam melhorando o desempenho do modelo.

Um dos principais benefícios de utilizar pneus de alta performance em carros comuns é a melhoria na resposta de frenagem.

Esses pneus são projetados com compostos de borracha e padrões de banda de rodagem que proporcionam uma aderência superior à estrada. Resultando em distâncias de frenagem mais.

3 – Pneus desalinhados podem durar menos

  • Verdade

Quando os pneus estão desalinhados ocorre uma distribuição desigual do peso e da pressão sobre a superfície de rodagem. Isso resulta em um desgaste irregular dos pneus, com algumas partes sendo mais sobrecarregadas do que outras. Consequentemente os pneus se desgastam mais rapidamente e de maneira irregular, reduzindo sua vida útil e comprometendo a segurança do veículo.

4 – Como se dirige não afeta os pneus

  • Mito

A forma como você dirige afeta sim a vida útil dos pneus, se o motorista freia bruscamente com frequência, os pneus podem se desgastar mais cedo. Como o contrário também é verdadeiro, se o motorista tem uma condução mais suave os pneus podem durar mais.

5 – O estepe deve estar calibrado

  • Verdade

Sim, você deve manter o estepe calibrado mesmo que não o esteja usando, o estepe é um recurso de segurança fundamental em situações de emergência, como furos ou danos nos pneus principais. No entanto se não estiver adequadamente calibrado, pode não ser útil quando necessário.

Portanto, manter a pressão correta no estepe é vital para garantir que ele esteja pronto para entrar em ação quando necessário. Afinal, ele deve estar pronto para quando precisar entrar em cena.

mitos e verdades pneus_alta performance
Foto/Reprodução

6 – Pneu não tem prazo de validade

  • Mito

O prazo de validade dos pneus é estabelecido pelos fabricantes com base em diversos fatores, incluindo o envelhecimento natural do material de borracha, a exposição às condições climáticas e o desgaste causado pelo uso. Geralmente esse prazo é de cerca de 5 anos, mas pode variar dependendo das condições de armazenamento e do uso do veículo.

7 – É difícil perceber quando o carro está desalinhado

  • Mito

É bem fácil na verdade descobrir quando o carro está desalinhado. Há muitos sinais na condução como:

  • carro pendendo para um lado apenas
  • menos estabilidade
  • aumento no consumo de combustível

8 – Posso calibrar com qualquer pressão

  • Mito

Quando se trata de segurança e desempenho veicular, a calibragem dos pneus é um aspecto crucial muitas vezes negligenciado pelos motoristas. A calibragem correta não só prolonga a vida útil dos pneus, mas também promove uma condução mais suave e segura.

mitos e verdades pneus
Foto/Reprodução

9 – A calibragem deve ser feita com pneus frios

  • Verdade

É recomendado que os pneus estejam na temperatura ambiente e não muito quentes, na hora de calibrar.

Isso porque as partículas de ar dentro do pneu ficam mais estáveis, o que é importante para uma calibração mais uniforme.

10 – Pneu de uso misto tem durabilidade menor

  • Verdade

Os pneus de uso misto geralmente duram menos, por isso se você precisa de pneus off-road opte por acessórios ideais para esse uso, pois podem durar mais.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário