Site de notícias de automóveis

É normal ter que completar água do radiador?

Se você tem percebido que precisa completar a água do radiador com frequência ou que o motor está aquecendo mais do que o normal, é hora de ficar atento.

Esses são sinais claros de problemas no sistema de arrefecimento do veículo e podem indicar a necessidade de uma intervenção imediata para evitar danos mais graves.

É normal ter que completar água do radiador?
Foto/Reprodução

É normal ter que completar água do radiador?

Sim, é normal ter que completar o líquido de arrefecimento, a água evapora normalmente, então é comum o líquido estar fora da taxa correta. No entanto, essa evaporação é lenta e gradual, ou seja, demora um certo tempo.

Então, se você precisa ficar completando a água do radiador com frequência, isso pode ser um sinal de problema. O principal problema é o aparecimento de vazamento em alguma parte.

Assim, é necessário chamar um mecânico para dar uma olhada no sistema de arrefecimento. Buscar a origem do vazamento é primordial para que a água do radiador continue sempre no nível certo.

Quando devo medir a água do radiador?

Para saber se há um problema no nível de água, não é em qualquer momento que você deve inspecionar. O ideal é medir o nível de água do radiador com o motor frio. É recomendado mais de 10 minutos depois de desligado.

Não vá observar o líquido de arrefecimento logo depois de desligar o motor, a água estará ainda bem quente. O que é perigoso, pois pode espirrar para fora e te atingir.

nível de água radiador
Foto/Reprodução

Leia também:

Celta 2010: 10 Motivos para se Apaixonar por esse Carro Usado Incrível

Prisma Usado: Segredos Revelados para Economizar até R$50.000

Para que serve a água do radiador?

A função primordial da água do radiador é resfriar o motor, o líquido é capaz de dissipar grande parte do calor produzido pelo motor.  Com isso, é um componente essencial para manter a temperatura ideal de todo o sistema.

Um motor superaquecido pode apresentar problemas muito graves, por isso ao sinal de qualquer problema, é recomendado já ir atrás de um mecânico.

Realizar manutenção preventiva regularmente e estar atento a sinais, garante o funcionamento adequado do sistema de arrefecimento. Fique de olho! Evite danos!

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.