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É verdade que o T-Cross vai sair de linha? Entenda os motivos

A Imprensa Automotiva Europeia Destaca as Alterações Estratégicas da Volkswagen diante da Nova Legislação

A imposição da nova legislação na Europa, que determina o encerramento das vendas de carros a combustão até 2035, está provocando mudanças significativas nas estratégias das grandes montadoras.

VW T-Cross preço
Reprodução Volkswagen

Recentemente, a Volkswagen anunciou ajustes substanciais em seus planos de produção, impactando modelos emblemáticos como o Polo, Nivus e T-Cross, que estão programados para serem descontinuados nos próximos anos na região.

Decisão Drástica Frente à Pressão Regulatória

A Volkswagen inicialmente planejava manter uma linha de veículos movidos a combustíveis fósseis, paralela à sua oferta de carros elétricos, até o último prazo permitido pela legislação europeia. No entanto, diante de uma análise mais aprofundada, a montadora abandonou essa ideia.

VW T-Cross
Reprodução T-Cross Volkswagen

A manutenção de modelos a combustão tornou-se economicamente inviável, dado o investimento significativo necessário para adequá-los às diretrizes da rigorosa norma Euro 7, que regulamentará as emissões permitidas de carros a combustão até 2035.

Fim de uma Era: Polo, Nivus e T-Cross com Prazo Determinado

Segundo informações, a nova política de eletrificação da Volkswagen resultará no fim dos modelos Polo, Taigo (conhecido como Nivus no Brasil) e T-Cross no mercado europeu.

VW Nivus
Reprodução Nivus Volkswagen

Esses veículos continuarão a ser comercializados apenas até o término de seus atuais ciclos de vida. Após esse período, não serão lançadas novas versões desses modelos. A previsão é que o Polo permaneça disponível até 2024, o T-Cross até 2025 e o Taigo/Nivus somente até 2027.

Estratégia de Substituição Pós-Descontinuação

Após a descontinuação desses modelos, a Volkswagen planeja introduzir um carro elétrico de entrada em sua linha.

VW Polo
Reprodução Polo Volkswagen

No caso do VW Polo, devido à sua relevância histórica para a empresa, existe a possibilidade de ser substituído por sua versão elétrica, provavelmente denominada ID.Polo. O Passat já foi a primeira vítima do processo de eletrificação, sendo retirado de produção após 40 anos de sucesso no mercado, abrindo espaço para o elétrico ID.7.

Realidade Brasileira

No cenário brasileiro e outros mercados sem regulamentações locais que exijam o fim dos veículos a combustão, como é o caso do Brasil, espera-se que o Polo, Nivus e T-Cross mantenham suas linhas de produção por um período mais prolongado.

A estratégia de eletrificação da Volkswagen seguirá, portanto, um plano distinto para atender às necessidades e regulamentações específicas do mercado brasileiro, mantendo o compromisso da montadora com a inovação sustentável.

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