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Up! TSI: Fera Escondida ou Marmita com Faróis? Descubra a Verdade!

Volkswagen Up! TSI no Brasil: Compacto, Potente e Econômico

Desde sua chegada ao Brasil em julho de 2015, o Volkswagen Up! TSI se destacou como um compacto inovador, reunindo eficiência, potência e diversão ao volante.

A galera que adora um Up! TSI jura que o bichinho é uma fera escondida em pele de cordeiro. Dizem que você tem que segurar firme no volante, porque pilotar um desses é como dar voltas em Interlagos — e olha, não é raro ver vídeos desse pequeno notável botando pra quebrar, passando BMW M2 e Mercedes como quem não quer nada, com seu motor tunado para “remap estage 30“.

Mas, claro, nem todos são fãs de carteirinha. Os críticos não perdem tempo e soltam o verbo: comparar o Up! TSI a uma marmita ambulante com faróis talvez seja até elogio.

Alguns dizem que ele leva bucha até de Uno Sporting nas arrancadas, e que o acabamento interno, ah, o acabamento… com tanto plástico, dizem que o carro faz mais barulho que o Maracanã em dia de final!

E no meio dessa divisão de opiniões, o Up! TSI continua rodando por aí, com preços que vão de R$ 45.000 por um modelo mais antiguinho e bem cuidado, até uns 70 mil pelas versões mais recentes antes de sair de cena.

Então, bora lá conhecer essa história de perto, analisar esses preços e mergulhar na ficha técnica desse danadinho?

Será que o Volkswagen Up é mesmo essa Coca-Cola toda ou apenas uma Sprite disfarçada? Vem comigo que vamos descobrir juntos nessa exploração hilária e informativa! Será uma viagem divertida, prometo!

Up TSI Fera Escondida ou Marmita com Faróis Descubra a Verdade
Foto/Reprodução: VOLKSWAGEN

Up! TSI: Fera Escondida ou Marmita com Faróis? Descubra a Verdade!

O Volkswagen Up! TSI estreou com a promessa de oferecer uma experiência de condução revigorante com seu motor 1.0 TSI de três cilindros, capaz de entregar 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. 

E não é só isso: esse pequeno foguete de bolso pode disparar até 182 km/h com etanol e fazer o sprint de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos. Sim, esses números são de fábrica, mas quem se contenta com o básico?

Parece que o esporte nacional dos donos de Up! TSI é tunar esse pequeno monstro até que ele não reconheça mais o próprio reflexo no espelho.

Não é raro encontrar um Up! TSI com um remap tão agressivo que ele passaria por um superesportivo em um teste cego.

Imagina só: o carrinho dando um baile em carros que custam o triplo do preço, alcançando mais de 250 km/h e fazendo de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos? É praticamente um conto de fadas motorizado!

UP TSI Motor
Foto/Reprodução: VOLKSWAGEN

Mas, vamos colocar os pés no chão e falar um pouco mais sobre essas versões que saem de fábrica, sem os temperos adicionais.

Mesmo na sua forma original, o Up! TSI é um pacote completo de diversão, eficiência e desempenho. É o tipo de carro que prova que os melhores perfumes realmente vêm nos menores frascos.

E se você estiver pensando em adquirir um, seja purista ou tunado, prepare-se para uma experiência ao volante que é tudo menos ordinária.

As configurações de fábrica posicionam o Volkswagen Up! TSI entre os compactos mais potentes e eficientes do segmento. Inicialmente, o modelo era oferecido em duas versões principais: Move Up! TSI e High Up! TSI.

Enquanto a versão Move focava em um pacote mais acessível, a High Up! oferecia adicionais como ar-condicionado e vidros elétricos.

Em 2016, a Volkswagen enriqueceu a linha Up! TSI com a edição Black Up! TSI, que trazia um visual mais esportivo e acabamentos diferenciados, mirando um público que valoriza estilo e exclusividade.

No ano seguinte, a linha 2018 foi atualizada para incluir a central multimídia “Composition Touch” como item de série, aumentando o apelo tecnológico do modelo.

Em 2019, a Volkswagen optou por simplificar a gama do Up! TSI, concentrando-se na versão Connect TSI que integrava os melhores itens das versões anteriores.

No entanto, em 2021, a montadora anunciou o fim da produção do Up! TSI no Brasil. Essa decisão foi influenciada  pelo crescente interesse dos consumidores por SUVs, um segmento que ganhou força e demanda significativas.

Volkswagen UP TSI
Foto/Reprodução: Volkswagen

Qual é o valor do Up TSI?

Apesar de sua descontinuação, o Up! TSI mantém uma forte presença no mercado de carros usados, sendo ainda muito procurado por sua confiabilidade, eficiência e desempenho. Seguem os preços médios do Volkswagen Up! TSI usado em abril de 2024, que variam conforme o ano do modelo:
  • 2015: R$ 45.000
  • 2016: R$ 48.000
  • 2017: R$ 51.000
  • 2018: R$ 54.000
  • 2019: R$ 57.000
  • 2020: R$ 60.000
  • 2021: R$ 63.000

Estes preços podem diferir de acordo com a região, estado de conservação e opcionais do veículo.

Volkswagen UP TSI interior
Foto/Reprodução: Volkswagen

Quanto o Up TSI faz por litro?

Os dados de consumo de combustível do Volkswagen Up! TSI, conforme divulgados sob a Portaria INMETRO nº 10/2012 e ajustados por um fator de correção de acordo com a norma NBR 7024, revelam que o veículo pode alcançar até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

Volkswagen UP TSI interior 2
Foto/Reprodução: Volkswagen

Tabela de Preços das Versões do Up! TSI

A última linha de produção em 2021 apresentou os seguintes preços e especificações técnicas para as diferentes versões do Up! TSI:

Versão Preço Motor Potência Consumo (cidade/estrada) Velocidade Máxima 0-100 km/h
Move Up! TSI R$ 60.990 1.0 TSI 105 cv 8,9 km/l / 13,2 km/l 185 km/h 10,5 s
High Up! TSI R$ 66.490 1.0 TSI 105 cv 8,9 km/l / 13,2 km/l 185 km/h 10,5 s
Connect TSI R$ 69.990 1.0 TSI 105 cv 8,9 km/l / 13,2 km/l 185 km/h 10,5 s

Estes valores refletem o compromisso da Volkswagen com a eficiência e performance, mantendo o Up! TSI como uma opção atraente mesmo após o término de sua produção.

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UP Tsi: Ficha técnica

Categoria Especificação
Motorização – Motor: 1.0 TSI flex (3 cilindros em linha, 12 válvulas, DOHC, turbo)
– Cilindrada: 999 cm³
– Potência: 105 cv (etanol) / 101 cv (gasolina) a 5.000 rpm
– Torque: 16,8 kgfm (etanol) / 16,7 kgfm (gasolina) a 1.500-4.500 rpm
– Alimentação: Injeção direta de combustível
– Combustível: Flex (etanol/gasolina)
– Norma de emissões: Proconve L7
Transmissão – Tipo: Manual de 5 velocidades
– Tração: Dianteira
Desempenho – Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,5 segundos (etanol) / 9,8 segundos (gasolina)
– Velocidade máxima: 182 km/h (etanol) / 180 km/h (gasolina)
Consumo – Cidade: 9,5 km/l (etanol) / 13,7 km/l (gasolina)
– Estrada: 10,4 km/l (etanol) / 14,7 km/l (gasolina)
Dimensões e Capacidades – Comprimento: 3.640 mm
– Largura: 1.655 mm
– Altura: 1.507 mm
– Entre-eixos: 2.420 mm
– Peso líquido: 967 kg
– Capacidade do tanque: 50 litros
– Capacidade do porta-malas: 283 litros
Suspensão e Freios – Dianteira: McPherson com barra estabilizadora
– Traseira: Eixo de torção
– Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Equipamentos de Série – Ar-condicionado
– Direção hidráulica
– Vidros elétricos dianteiros e traseiros
– Travas elétricas
– Alarme antifurto
– Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático
– Rodas de liga leve aro 15″
– Computador de bordo
– Central multimídia com tela touchscreen de 6,5″, Bluetooth, USB e App-Connect
– Controle de cruzeiro
– Limpador de para-brisa traseiro
– Sensor de estacionamento traseiro

O Volkswagen Up! TSI demonstrou ser um marco no segmento de compactos no Brasil, oferecendo uma combinação rara de economia, potência e tecnologia.

Seu legado continua vivo no mercado de usados, onde ainda é uma escolha popular para quem busca um carro compacto e eficiente.

Mesmo fora de linha, o Up! TSI é um exemplo de como inovações bem aplicadas podem deixar uma marca duradoura.

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