Site de notícias de automóveis

Suzuki V-Strom 1050: A bicilíndrica que pode sacudir o segmento trail

Nova geração da Suzuki V-Strom 1050 2025 chega ao Brasil com novidades

A nova geração da Suzuki V-Strom 1050 2025 desembarca no Brasil com cores e grafismos renovados, pronta para rivalizar com a Honda Africa Twin e a Triumph Tiger 1200 no competitivo mercado das Big Trails.

A V-Strom 1050 impressiona com um desempenho que pode atingir uma velocidade máxima de cerca de 200 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4,5 segundos.

A motocicleta aventureira chega ao mercado brasileiro em duas versões, com preços a partir de R$ 77.600,00 para a versão de entrada e R$ 86.950,00 para a versão topo de linha XT.

Mas, apesar de estar na mesma faixa de preço que suas rivais, será que ela tem o que é preciso para conquistar o coração dos apaixonados por big trails?

Confira a seguir as principais mudanças e características da moto!

V-STROM 1050 2025 preço
Reprodução Suzuki

Suzuki V-Strom 1050: A bicilíndrica que pode sacudir o segmento trail

A versão padrão, conhecida como V-Strom “standard”, permanece no catálogo equipada com rodas de liga leve e aro 19 na frente, mais direcionada para uso no asfalto.

Conhecida como V-Strom 1050 DE em outros mercados, a versão XT “brasileira” incorpora, além das rodas raiadas, pneus sem câmara e suspensões de curso mais longo.

A configuração inclui roda de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, proporcionando um desempenho aprimorado off-road para a bigtrail japonesa.

Além da nova versão XT, a linha aventureira da Suzuki recebeu algumas melhorias significativas. Segundo a fabricante japonesa, a transmissão foi revisada, resultando em uma primeira e sexta marcha mais longas.

No exterior, o modelo ganhou um quickshifter bidirecional, que permite subir ou reduzir marchas sem o uso da embreagem. No entanto, esse recurso não estará disponível de série na versão brasileira.

suzuki V-strom 1050
Reprodução Suzuki

A bigtrail da Suzuki agora conta com um novo painel, mais completo, equipado com uma tela colorida de TFT, além de melhorias nos sistemas eletrônicos. A nova geração da V-Strom 1050 possui acelerador eletrônico e controle de cruzeiro atualizados.

V-STROM 1050 2024
Reprodução Suzuki

Qual consumo da V-strom?

O motor da nova geração da V-Strom 1050 permaneceu inalterado, mantendo o reconhecido bicilíndrico em “V” a 90°, com 1.037 cm³ de capacidade.

O motor é arrefecido a líquido e entrega 107 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm, com um torque de 10,2 kgf.m a 6.000 giros.

V-STROM 1050
Reprodução Suzuki

Segundo a Suzuki, a transmissão final foi aprimorada, agora com uma corrente mais resistente. O tanque de combustível tem capacidade para 22 litros, favorecendo a autonomia, e a fabricante informa um consumo médio de 17 km/l. O guidão, bem posicionado, proporciona ao piloto uma postura ereta e confortável.

Novidades da V-Strom XT

Criada em 2002, quando ainda se chamava DL 1000, a Suzuki V-Strom sempre foi uma motocicleta aventureira com um toque esportivo.

Na nova V-Strom XT, a Suzuki a tornou mais adequada para enfrentar terrenos off-road. As rodas raiadas foram mantidas, mas agora a dianteira por ter maior diâmetro, lida melhor com terrenos acidentados.

As suspensões também ganharam curso mais longo em comparação com a versão de entrada. Na frente, o garfo telescópico invertido possui 170 mm de curso, enquanto na traseira o monoamortecedor oferece 169 mm.

Isso resulta em uma maior distância livre do solo (190 mm contra 165 mm na versão standard), facilitando a passagem por obstáculos.

Para manter a estabilidade da motocicleta em altas velocidades, a Suzuki realizou ajustes na geometria do quadro. O ângulo de cáster foi ampliado, e a balança traseira foi redesenhada, tornando-se mais longa.

Com essas mudanças, a distância entre eixos da versão XT é maior, com 1.595 mm, em comparação com os 1.555 mm do modelo standard.

Outro diferencial é o assento. Na versão mais aventureira, o banco é fixo a uma altura de 880 mm do solo, enquanto no modelo com rodas de liga leve o assento pode ser ajustado em duas posições (855 mm ou 875 mm). As pedaleiras também são maiores e mais reforçadas na versão XT.

Quantos cavalos tem a V-strom 1050
Reprodução Suzuki

A Suzuki V-Strom 1050 2025 desembarca no Brasil com duas versões com cores distintas:

V-Strom 1050:

  • Cores: Champion Blue Metallic (azul), Glass Sparkle Black (preto), Metallic Matt Sword Silver (cinza fosco) e Candy Red (vermelho).
  • Focada em: Asfalto e uso rodoviário.

V-Strom 1050 XT:

  • Cores: Champion Yellow No. 2 / Metallic Matt Sword Silver (amarelo), Glass Sparkle Black / Metallic Matt Black No. 2 (preto) e Pearl Vigor Blue / Pearl Brilliant White (azul).
  • Focada em: Terrenos off-road e aventura.

Ambas as versões oferecem um desempenho excepcional, atendendo aos diferentes estilos e preferências dos motociclistas.

Leia também:

Top 5 Motos Chopper Baratas que Você Pode Comprar

Shineray Jet 125: Rival da Honda Biz Chega com Injeção Eletrônica e Preço baixo

Fly: A Nova Moto com Design da Yamaha MT 125 por Preço Acessível 

Eletrônica Aprimorada para Aventura

A nova geração da Suzuki V-Strom 1050 2025 oferece aos motociclistas uma série de melhorias técnicas e funcionais.

O acelerador eletrônico e o controle de cruzeiro receberam atualizações que prometem melhorar a experiência de pilotagem.

A nova geração da bigtrail manteve o sensor de medição inercial de seis eixos, presente no modelo anterior.

O pacote tecnológico inclui uma ampla variedade de sistemas de assistência ao condutor, como controle de tração, freios ABS, distribuição de frenagem, assistência em descidas e subidas, além dos modos de pilotagem.

A versão aventureira XT traz um novo ajuste no controle de tração, chamado Gravel, indicado pela letra “G”. Esse modo permite que a roda traseira derrape mais, proporcionando ao motociclista uma experiência de pilotagem mais radical em terrenos de terra e cascalho.

suzuki
Reprodução Suzuki

Outra característica distintiva da V-Strom 1050 XT é a possibilidade de desligar o ABS na roda traseira, o que facilita a condução em ambientes off-road.

Com a eletrônica mais avançada, a Suzuki V-Strom 1050 2025 está equipada para oferecer aos motociclistas uma experiência de pilotagem segura e emocionante, seja no asfalto ou fora dele.

Advertisement
Deixe um comentário