Notícias sobre veículos Chevrolet, Volkswagen, Honda, Toyota e mais

Qual moto não precisa de habilitação em 2024?

Andar de moto pode ser sinônimo de liberdade para muitas pessoas, mas e se você pudesse sentir isso sem a necessidade de uma habilitação?

moto sem habilitação

Isso mesmo, existem motos que não precisam de habilitação para pilotar. Neste artigo, vamos explorar quais são esses modelos e o que você precisa saber para comprar um.

Qual moto não precisa de habilitação em 2024?

Muitas pessoas não querem passar por aquele longo processo de tirar uma habilitação e já querem sair por aí andando em uma moto. Mas, mesmo que não precise de habilitação, não quer dizer que você pode sair por aí sem nenhum tipo de preparação.

Lembrando que, desde 2016, é obrigatório tirar o ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) para pilotar um dos modelos que falaremos mais à frente.

O processo de tirar o ACC é bem simples e parecido com a CNH, porém é um procedimento que demora menos tempo. Entre as motos que você não precisa de habilitação, mas tem que ter o ACC estão:

Qual moto não precisa de habilitação em 2024

Cuidados ao pilotar uma moto que não precisa de habilitação?

Mesmo que você não precise de habilitação para pilotar uma das motos que falamos anteriormente, ainda precisa ter alguns cuidados. Entre eles podemos destacar:

  • Segurança em primeiro lugar: Embora não exijam habilitação, é essencial adotar práticas de segurança ao pilotar essas motos. Use equipamentos de proteção, como capacete e luvas, e esteja ciente das leis de trânsito locais.
  • Limitações de velocidade: Motos que não requerem habilitação podem ter limitações de velocidade. A maioria não pode passar de 50 km/h.
  • Requisitos de Documentação: Mesmo que não seja necessária uma CNH, é possível que sejam exigidos documentos como RG, CPF e comprovante de residência para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou para registrar o veículo.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe um comentário