Qual é o problema do câmbio Powershift da Ford?
Em 2010, a Ford lançou o câmbio Powershift, prometendo uma revolução na experiência de direção. O sistema, incorporado nos modelos Fiesta, Focus e EcoSport foi saudado como uma inovação tecnológica destinada a proporcionar eficiência e praticidade aos consumidores.
Entretanto, o que começou como uma promessa de avanço tecnológico rapidamente se transformou em um pesadelo para muitos proprietários.
Relatos de problemas surgiram, incluindo engates bruscos, trepidações e até mesmo falhas completas na transmissão.
O que deveria ser uma melhoria na condução tornou-se uma fonte de frustração e preocupação para os clientes da Ford.
O que é o câmbio Powershift da Ford?
O câmbio Powershift, ou DPS6 como também é conhecido, é um tipo de transmissão automática desenvolvida pela Ford.
O objetivo dessa tecnologia é oferecer trocas de marcha muito mais suaves, quase imperceptíveis. Outra promessa da Ford para essa transmissão, é que ela iria diminuir o consumo de combustível.
Além de ser mais moderno, o PowerShift veio como uma tentativa da Ford de se tornar mais competitiva no mercado.
O funcionamento desse câmbio é bem parecido com o manual, a diferença é que a troca é realizada por meio de sensores.
Qual é o problema do câmbio Powershift da Ford?
Entre os problemas relatados pelos consumidores estão:
- Trancos e trepidações entre as trocas de marcha
- Travamentos do sistema de transmissão e pane geral
- Perda de potência do motor
- Barulhos entre as trocas de marcha
- Superaquecimento do sistema de transmissão
- Demora para responder à troca de marchas
- Desgaste prematuro do sistema de transmissão e câmbio
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Câmbio Powershift trouxe grandes prejuízos
O que era para ser uma inovação, foi uma verdadeira dor de cabeça, do lado dos consumidores, o gasto foi com a manutenção. Algumas pessoas gastaram até R$ 10 mil na época para reparos de todo o sistema de transmissão.
Já a Ford foi notificada e acabou estendendo a garantia dos modelos por mais alguns anos. Além disso, a empresa foi processada e teve que pagar indenizações a diversos proprietários.
Não foram realizados recalls, já que a Ford revelou que os problemas não afetam a segurança do consumidor. No entanto, a empresa se responsabilizou pelo reparo de algumas unidades.
Até hoje a Ford não revelou quantos modelos foram reparados por ela. O prejuízo não foi apenas monetário, mas também a reputação da nova tecnologia foi afetada. O câmbio PowerShift é mal visto até agora.
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