Site de notícias de automóveis

Pneus Ruins: Multa e Apreensão do Carro – Dicas para Evitar Problemas

Você dá a importância devida para os pneus do seu carro ou moto? Dirigir com pneus ruins é um risco não apenas para o condutor, mas para todos que compartilham as vias.

O desgaste excessivo dos pneus, popularmente conhecido como “pneus carecas“, compromete a segurança de forma significativa. Afinal, os pneus são o principal contato do carro com o solo.

Segundo o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar com pneus carecas é uma infração grave que pode resultar em multas e outros transtornos para os motoristas. Por isso, vamos explorar detalhadamente as implicações de se conduzir com pneus carecas!

Andar com pneus carecas dá multa?

Sim, conduzir veículo com pneus carecas acarreta diversas penalidades. Conforme especificado no CTB, as penalidades são multa de R$ 195,23, 5 pontos serão adicionados à carteira de habilitação e o veículo pode ser retido até a regularização dos pneus.

Porém, andar com pneus carecas não é um risco apenas de sofrer penalidades. Existem riscos à sua segurança, como:

  • Aderência Reduzida: Pneus carecas têm menor aderência à pista, aumentando o risco de derrapagem.
  • Aquaplanagem: A falta de sulcos nos pneus facilita a aquaplanagem, onde o veículo perde contato com a pista em superfícies molhadas.
  • Distância de Frenagem Aumentada: Pneus em mau estado aumentam a distância necessária para frear, podendo resultar em colisões.
Pneus Ruins: Multa e Apreensão do Carro – Dicas para Evitar Problemas
Foto/Reprodução

Pneus Ruins: Multa e Apreensão do Carro – Dicas para Evitar Problemas

Para evitar problemas com a lei e garantir sua segurança, mantenha os pneus em boas condições. Verifique a Profundidade dos Sulcos dos pneus.

Calibre os Pneus Regularmente, a pressão correta pode aumentar a vida útil dos pneus. Realize o alinhamento e balanceamento de forma periódica, isso ajuda a evitar desgaste irregular.

Substitua os pneus quando apresentarem sinais de desgaste excessivo. A prevenção e a manutenção regular são os melhores caminhos para evitar multas, além de garantir uma viagem segura.

O agente de trânsito pode apreender o carro por causa do pneu?

Sim, o agente pode apreender o carro com pneus carecas, até que a situação seja regulamentada.

Pode rodar com pneus vencidos?

Não é aconselhável rodar com pneus vencidos, além de gerar penalidades como multas e apreensão do veículo, é extremamente perigoso.

No entanto, não existe nenhuma lei que determine um prazo de validade para os pneus. É necessário que os pneus estejam em ótimo estado de conservação.

pneus ruins-
Foto/Reprodução

Leia também:

Câmbio automático: Quanto custa realmente manter e consertar? Veja os números!

Chevrolet Captiva 2025: Um SUV que Renova o Visual Inspirado na nova Spin

Novo Prisma: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Lançamento

Quanto tempo o pneu é válido?

Como vimos, não há uma validade para os pneus, porém, geralmente os pneus têm um período de validade de até 6 anos. Mas esse período pode durar mais ou menos, dependendo do estilo de direção do motorista.

Como saber se o pneu do carro está vencido?

Verifique o estado do pneu e saiba se o limite de desgaste chegou entre as barras de rodagem. Esse é o principal indício de que um pneu está vencido e que deve ser trocado o mais rápido possível.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.