Site de notícias de automóveis

Pneus cheios demais: Como Isso Pode Afetar Seu Carro?

Dirigir com pneus super inflados (cheios demais) pode ser muito perigoso para a direção. Pneus cheios demais podem ter diversos impactos negativos no seu carro, afetando sua segurança e dirigibilidade.

Abaixo detalhamos os principais problemas de andar com pneus muito inflados!

Pneus cheios demais: Como Isso Pode Afetar Seu Carro?
Foto/Reprodução

Pneus cheios demais: quais são os riscos?

  • Risco de rebentamento: Pneus com pressão excessiva são mais propensos a rebentar. Problema que acontece, especialmente, em terrenos irregulares ou com buracos.
  • Redução da aderência ao solo: A alta pressão do pneu prejudica a aderência em frenagens, curvas e em piso molhado, aumentando o risco de derrapagens. O que pode causar acidentes bem graves.
  • Desgaste Irregular: Pneus super inflados sofrem desgaste irregular, principalmente na região central da banda de rodagem. Isso acaba comprometendo o equilíbrio do carro, a dirigibilidade, a suspensão e reduz a vida útil do pneu.

Viu como um pneu cheio pode trazer problemas graves? Mas existem algumas recomendações do que fazer para evitar esses problemas.

pneu cheio demais-
Foto/Reprodução

Leia também:

Pajero TR4: O Jipe Off-Road Ideal para Trilhas e Uso Urbano

CR-V: SUV Confiável e Econômico a partir de R$ 50 mil

Pneus cheios demais: Como Isso Pode Afetar Seu Carro?

Manter a pressão correta nos pneus é fundamental para garantir a segurança e o desempenho do veículo. Pneus excessivamente cheios podem comprometer a estabilidade do carro, além de aumentar o risco de acidentes. Para evitar problemas relacionados à pressão excessiva, siga estas orientações:

Siga as recomendações do fabricante: Consulte o manual do veículo para descobrir a pressão ideal dos pneus. Essa pressão é definida considerando o modelo do carro, o tipo de pneu e as condições de uso adequadas.

Verifique a calibragem regularmente: O ideal é calibrar os pneus a cada 15 dias. Se isso não for possível, faça verificações mensais da pressão. Para obter uma leitura precisa, é recomendado que os pneus estejam frios no momento da medição. A calibração pode ser feita em postos de gasolina ou utilizando um calibrador de pressão.

Manter os pneus com a pressão correta é crucial para garantir a segurança, dirigibilidade, economia de combustível e vida útil dos pneus.

Calibrar os pneus adequadamente proporciona ainda uma condução muito mais segura. Por isso, fique de olho na pressão dos pneus e evite ultrapassar os níveis recomendados.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.