Mitsubishi Pajero TR4: O Jipe Off-Road Ideal para Trilhas e Uso Urbano
Mitsubishi Pajero TR4: O SUV Off-Road Perfeito para Aventura e Cidade
Se o seu sonho é ter um jipe que combine as características clássicas de um verdadeiro off-road – durabilidade, resistência e desempenho fora de estrada – apenas para curtir trilhas nos finais de semana, mas não pode se dar ao luxo de manter um veículo apenas para diversão e outro para o dia a dia na cidade, o Mitsubishi Pajero TR4 pode ser exatamente o que você procura.
Compacto e prático com suas quatro portas, ele é versátil para o uso urbano, embora traga algumas limitações, como espaço interno reduzido (especialmente no banco traseiro), acabamento simples e alto consumo de combustível.
A boa notícia é que ele tem manutenção mínima, e as peças não são tão caras quanto a média dos veículos 4×4, graças à produção nacional que se manteve estável por 12 anos.
Contudo, é importante comparar os preços do seguro, pois eles podem ser altos dependendo do perfil do motorista, como acontece com a maioria dos SUVs on off-road.
Mitsubishi Pajero TR4: O Jipe Off-Road Ideal para Trilhas e Uso Urbano
Produzido em Catalão (GO), o TR4 foi lançado em 2002, substituindo o Pajero iO importado do Japão, e continuou em produção até 2015.
Sua aposentadoria deixou muitos entusiastas do off-road desolados, especialmente os participantes dos populares ralis de regularidade organizados pela Mitsubishi no país.
Para encontrar o TR4 perfeito entre os modelos usados e seminovos, concentre-se nos fabricados a partir de 2009/2010, quando a linha passou por sua maior atualização.
O facelift padronizou o estilo visual do Mitsubishi Pajero TR4 com a identidade da marca, enquanto o motor 2.0 de quatro cilindros flex teve sua taxa de compressão aumentada. Isso resultou em um incremento de potência, passando de 133/131 cv para 140/135 cv.
Quantos km a Pajero TR4 faz com 1 litro de gasolina?
O torque também melhorou, subindo de 19/18 kgfm para 22/20 kgfm. Quanto ao consumo, o modelo apresenta médias de 4,8 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada para a versão movida a etanol, e 5,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada para a versão a gasolina.
Com seu espírito aventureiro e confiabilidade mecânica, o Pajero TR4 merece toda a atenção de quem busca um carro usado que domine trilhas e ruas com o mesmo entusiasmo.
O Mitsubishi Pajero TR4 foi oferecido em três versões principais: a GLS, com câmbio manual, mas sem freios ABS ou airbag para o passageiro; a MT, também manual, mas equipada com ABS e airbags; e a AT, automática, contando com ABS e airbags.
Todas as versões vinham com itens essenciais, como ar-condicionado, direção hidráulica, sistema de som e trio elétrico.
Em 2012, uma versão 4×2, destinada apenas ao uso urbano, foi lançada, ampliando a gama de opções para os consumidores.
Quando se trata de concorrência, o TR4 encontra rivais em nichos específicos. O Suzuki Jimny é ainda mais compacto, mas igualmente valente, enquanto a geração anterior do Chevrolet Tracker (também conhecida como Suzuki Grand Vitara) oferece tração 4×4, mas com uma pegada mais urbana.
Apesar de seu DNA off-road, o TR4 não decepciona no asfalto, especialmente quando enfrenta buracos e irregularidades.
Equipado com o que a Mitsubishi chama de “chassi integrado ao monobloco”, uma característica presente no Pajero Full, o TR4 busca unir o melhor de dois mundos: o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, onde toda a estrutura forma uma peça única.
O resultado é um veículo que ignora buracos e valetas, oferecendo estabilidade e segurança nas estradas.
Quais os problemas da TR4?
Para evitar dores de cabeça, é essencial ficar atento a versões que apresentam arranhões ou amassados na parte inferior, pois podem indicar que o veículo enfrentou trilhas intensas. Reparos nessa área sugerem que o TR4 pode ter capotado em incursões fora do asfalto.
Portanto, faça uma inspeção cuidadosa antes de comprar para garantir que seu jipe esteja pronto para encarar tanto a cidade quanto as trilhas.
- Tampa traseira: Cuidado com pequenos amassados na tampa traseira, que podem ocorrer devido a colisões no estepe, já que ele fica saliente em relação ao para-choque. Se a batida for mais séria, calcule os custos, pois uma tampa nova pode ultrapassar os R$ 4.000.
- Escapamento: Mesmo em carros relativamente novos, o escapamento pode apresentar oxidação e, em alguns casos, estar furado.
- Vedação: Verifique se há vestígios de lama em áreas de difícil acesso, como portas e porta-malas. Muitos TR4 têm problemas de vedação nas guarnições de borracha, o que pode exigir sua substituição. O custo dessa troca pode ultrapassar R$ 1.000.
- Barra estabilizadora: Ruídos podem indicar desgaste ou folga nas buchas da barra estabilizadora. Se estiverem trincadas, será necessário substituí-las.
- Eixo/suspensão: Durante o test-drive, ao passar por ruas de paralelepípedo ou pisos irregulares, fique atento a estalos, que podem sinalizar batentes dos amortecedores trincados. Se o ruído vier da roda dianteira, pode ser causado por folgas no rolamento ou na manga de eixo.
Esses pontos de atenção podem ajudar a identificar problemas comuns no Pajero TR4 antes da compra. Uma inspeção cuidadosa garantirá que você esteja adquirindo um jipe em boas condições para enfrentar trilhas e ruas com segurança.
Mesmo com esses defeitos potenciais, o Pajero TR4 continua sendo uma opção sólida para os aventureiros de plantão.
Um olhar atento e uma inspeção criteriosa são suficientes para garantir que você terá um jipe confiável, pronto para enfrentar qualquer terreno, seja na trilha ou no asfalto.
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