Fiat Uno Mille: Desvendando o Motor 1.0 e a Tração 4×4 Imaginária
Fiat Uno Mille: Um Ícone do Asfalto Brasileiro
O Uno Mille não é apenas um carro; ele é um marco na indústria automobilística brasileira. Lançado no Brasil em 1990, o Uno Mille surgiu como uma versão mais econômica do já popular Fiat Uno.
Com um design simples, porém funcional, o Uno Mille cativou o coração dos brasileiros, tornando-se rapidamente o carro mais vendido do país.
Famoso por seu motor 1.0 que, vamos ser honestos, faz milagres com poucas gotas de combustível. Mas não para por aí!
O Uno Mille tem um charme todo especial com sua “tração 4×4 imaginária” – uma habilidade lendária de enfrentar trilhas e caminhos que até os valentes off-roads pensariam duas vezes antes de encarar.
E, se por um acaso, você avistar um desses valentes com uma escada no teto na faixa da esquerda, pode ter certeza: ele vai se sentir o rei da estrada, ultrapassando todo mundo com o poder de um motor turbo imaginário que nem mesmo ele sabia ter.
É o Uno Mille, senhoras e senhores, fazendo mais com menos e dando um show de otimismo sobre rodas!
Décadas depois, o Uno Mille mantém sua popularidade, sendo um dos carros usados mais procurados e queridos no Brasil.
Mas o que faz do Uno Mille um veículo tão especial? Vamos mergulhar na sua história, características principais, ficha técnica e o preço atual para descobrir.
Fiat Uno Mille: Desvendando o Motor 1.0 e a Tração 4×4 Imaginária
Desde seu lançamento, o Fiat Uno Mille passou por várias atualizações, cada uma trazendo novos recursos e melhorias:
- 1990: O início da era Uno Mille com um motor 1.0 de 52 cv.
- 1994: Introdução do Uno Mille Eletronic, com injeção eletrônica e um motor de 60 cv.
- 2001: Chegada do Uno Mille Economy, focado na economia de combustível.
- 2010: Lançamento do Uno Mille Way, com suspensão elevada e visual aventureiro.
- 2013: A produção do Uno Mille se despede do mercado brasileiro.
Preço Médio no Mercado de Usados
O preço de um Fiat Uno Mille usado varia amplamente, de R$ 7.000 para um modelo de 1990 a R$ 30.000 para um de 2013, refletindo sua condição, opcionais e localização.
Ano | Preço Médio |
---|---|
1990 | R$ 7.000 |
1991 | R$ 8.000 |
1992 | R$ 9.000 |
1993 | R$ 10.000 |
1994 | R$ 11.000 |
1995 | R$ 12.000 |
1996 | R$ 13.000 |
1997 | R$ 14.000 |
1998 | R$ 15.000 |
1999 | R$ 16.000 |
2000 | R$ 17.000 |
2001 | R$ 18.000 |
2002 | R$ 19.000 |
2003 | R$ 20.000 |
2004 | R$ 21.000 |
2005 | R$ 22.000 |
2006 | R$ 23.000 |
2007 | R$ 24.000 |
2008 | R$ 25.000 |
2009 | R$ 26.000 |
2010 | R$ 27.000 |
2011 | R$ 28.000 |
2012 | R$ 29.000 |
2013 | R$ 30.000 |
O Uno Mille não apenas conquistou corações pela sua estética e confiabilidade, mas também pelos impressionantes números de desempenho e economia de combustível:
- Fiat Uno Mille S 1990: Consumo de 11,6 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, atingindo uma velocidade máxima de 142 km/h.
- Fiat Uno Mille Eletronic 1994: Melhoria no consumo e performance, atingindo 150 km/h.
- Fiat Uno Mille Economy 2001: Focado em economia, oferece até 16 km/l na estrada.
- Fiat Uno Mille Way 2010: O aventureiro da família, combina robustez com performance.
Versão | Preço (novo) | Consumo (cidade/estrada) | Potência | Velocidade máxima | 0 a 100km/h |
---|---|---|---|---|---|
Fiat Uno Mille S 1990 | R$ 8.880 | 11,6/15,3 km/l | 52 cv | 142 km/h | 14,8 s |
Fiat Uno Mille Eletronic 1994 | R$ 12.990 | 11,2/14,8 km/l | 60 cv | 150 km/h | 13,5 s |
Fiat Uno Mille Economy 2001 | R$ 15.990 | 12,2/16,0 km/l | 54 cv | 140 km/h | 15,2 s |
Fiat Uno Mille Way 2010 | R$ 32.990 | 10,8/14,2 km/l | 68 cv | 162 km/h | 12,0 s |
Uno Mille: Ficha Técnica
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | Fire Flex |
Capacidade Cilíndrica | 999 cc |
Cilindros | 4, em linha |
Válvulas | 8 |
Alimentação | Injeção eletrônica multiponto |
Combustível | Flex (Etanol/Gasolina) |
Potência Máxima | 73 cv (E) / 70 cv (G) a 6.250 rpm |
Torque Máximo | 9,5 kgfm (E) / 8,7 kgfm (G) a 4.000 rpm |
Transmissão | Manual, 5 marchas |
Tração | Dianteira |
Dimensões (mm) | Comprimento: 3690, Largura: 1560, Altura: 1430 |
Entre-eixos | 2370 mm |
Peso | 840 kg |
Suspensão Frontal | McPherson com barra estabilizadora |
Suspensão Traseira | Eixo de torção com molas helicoidais |
Freios Dianteiros | Discos ventilados |
Freios Traseiros | Tambores |
Pneus | 165/70 R13 (dianteiros e traseiros) |
Desempenho Máximo | 162 km/h (E) / 158 km/h (G) |
Aceleração 0 a 100 km/h | 12,8 s (E) / 13,2 s (G) |
Consumo Urbano (Etanol) | 9,7 km/l |
Consumo Rodoviário (Etanol) | 13,2 km/l |
Consumo Urbano (Gasolina) | 13,3 km/l |
Consumo Rodoviário (Gasolina) | 17,1 km/l |
Equipamentos de Série | Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme, rádio AM/FM com CD player |
Opcionais | Airbags, freios ABS, sensor de estacionamento, rodas de liga leve, faróis de neblina |
Vale a Pena?
O Fiat Uno Mille é mais do que um meio de transporte; ele é uma peça de história viva nas estradas brasileiras.
Sua procura, mesmo anos após o fim de sua produção, é um testemunho de seu valor não apenas econômico, mas também emocional para muitos. Seu legado de confiabilidade, economia de combustível e praticidade o torna uma escolha inteligente para quem procura um carro usado.
Antes de se decidir, é crucial verificar o histórico do veículo para garantir uma compra segura. O Fiat Uno Mille, com sua rica história e performance testada pelo tempo, permanece uma opção atraente no mercado de usados brasileiro.
Seja para o trabalho diário ou como um primeiro carro, o Uno Mille promete continuar sua jornada nas estradas do Brasil, levando consigo histórias de gerações.
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!