Site de notícias de automóveis

Ford Puma Elétrico: O SUV Crossover Sucessor do EcoSport

Em 2019, a Ford apresentou o Puma, um crossover compacto que rapidamente se tornou o rosto da marca no Campeonato Mundial de Rally (WRC), destacando-se por sua performance e design inovador.

Avançando no tempo, a Ford Motor Company anuncia agora o seu mais recente avanço no mercado de veículos elétricos: o Puma Gen-E.

Este SUV elétrico compacto é o sucessor do Ford EcoSport e vem para competir diretamente com gigantes do setor, como o Peugeot e-2008, estabelecendo-se como um concorrente de peso.

O Puma Gen-E está configurado para revolucionar o mercado com sua potência de 135 cv e uma autonomia notável de 350 a 400 km, desafiando diretamente os principais SUVs elétricos compactos oferecidos pela Stellantis.

Este lançamento marca um momento significativo para a Ford, reforçando sua posição na vanguarda da inovação automotiva e sustentabilidade.

SUV Compacto Elétrico 1
Foto/Reprodução: Ford Motor Company

Ford Puma Elétrico: O SUV Crossover Sucessor do EcoSport

Anunciado inicialmente há dois anos, o Ford Puma elétrico adquire a designação “Gen-E”, marcando uma nova era para o popular modelo, que já conquistou o mercado europeu em sua versão a combustão.

Com previsão de apresentação e início de produção em série em 2024, o Puma Gen-E será fabricado em Craiova, Romênia, conforme anunciado pela Ford em março de 2022.

O Puma Gen-E se posiciona como um competidor direto dos SUVs compactos da Stellantis, como o Peugeot E-2008, e também do Mini Aceman, entre outros. Seu design, plataforma e motorização são derivados do novo Ford E-Transit Courier, esperado para ser lançado no final de 2024.

O E-Transit Courier, com seus 100 kW (136 cv) de potência e 290 Nm de torque, serviu de base para o desenvolvimento do trem de força do Puma Gen-E.

Dado que a tecnologia de propulsão elétrica foi especificamente desenvolvida para ambos, o Puma Gen-E e o E-Transit Courier, espera-se que o SUV elétrico da Ford ofereça performance equivalente aos modelos da Stellantis, prometendo uma nova alternativa para os consumidores em busca de eficiência, desempenho e sustentabilidade.

Suv compacto
Foto/Reprodução: Ford Motor Company

Detalhes da Bateria do Ford Puma Gen-E em Comparação com o Peugeot E-2008

Durante o anúncio do Ford E-Transit Courier elétrico, a Ford manteve em segredo os detalhes específicos sobre a capacidade da bateria.

Revelou-se apenas que esta poderia ser carregada de 10% a 80% em aproximadamente 35 minutos, utilizando uma estação de carregamento rápido de 100 kW DC.

Essa informação sugere que o tempo de carregamento do Ford é apenas cinco minutos mais longo do que o necessário para o Peugeot E-2008, que possui uma bateria de 50 kWh.

Portanto, é plausível que o Ford Puma Gen-E esteja equipado com uma bateria ligeiramente maior, talvez em torno de 55 kWh, possibilitando uma autonomia estimada de 350 a 400 quilômetros.

Sucessor do Ford EcoSport
Foto/Reprodução: Ford Motor Company

Estratégia de Longo Prazo para o Ford Puma a Combustão

Martin Sander, CEO da Ford Europa, compartilhou com a Autocar que a geração atual do Puma, lançada em 2019, continuará no mercado por “muitos anos”.

O modelo a combustão, que tem seu preço inicial em torno de 27.400 euros, segue como uma opção viável para os consumidores.

Entretanto, antecipa-se que a variante elétrica do Puma, dada a inclusão de tecnologias avançadas e sua proposta sustentável, terá um custo significativamente mais alto, refletindo a tendência do mercado de valorizar veículos elétricos por seus benefícios ambientais e de desempenho.

O lançamento do Ford Puma Gen-E promete trazer um posicionamento de preço alinhado ao praticado pela Stellantis.

Para referência, o Peugeot E-2008 renovado é comercializado a partir de aproximadamente 39.000 euros (R$ 208.000), um valor considerado elevado para o segmento de SUVs compactos na Europa.

SUV Crossover
Foto/Reprodução: Ford Motor Company

Potencial de Vendas do Ford Puma na Europa

Na Alemanha, o modelo a combustão do Puma registrou vendas de cerca de 21.000 unidades em 2023, colocando-se como o terceiro veículo mais vendido da Ford no país, atrás apenas do Focus e do Kuga.

Com base nesse sucesso, espera-se que a versão elétrica do Puma supere facilmente as vendas do Mustang Mach-E, que rondam as 3.700 unidades, posicionando-se como o elétrico mais vendido da marca.

A Ford também planeja introduzir novos modelos elétricos, incluindo o Explorer e uma versão cupê, denominada Capri pela Autocar, ambos baseados na plataforma modular elétrica MEB da Volkswagen.

Desafios e Expectativas para a Ford no Segmento Elétrico

Até agora, a Ford tem mantido uma presença discreta no mercado de veículos elétricos. No entanto, o Puma Gen-E tem o potencial de mudar essa percepção.

Apesar das especulações da Autocar sugerirem que o Puma elétrico possa enfrentar dificuldades para superar a concorrência da Stellantis, e que os modelos Explorer e Capri baseados na plataforma MEB possam não se destacar frente aos veículos originais da VW, a Ford prepara-se para uma reviravolta com o desenvolvimento de uma nova plataforma elétrica para carros compactos, conforme anunciado recentemente pelo CEO da empresa, Farley.

Esta nova plataforma pode ser o trunfo da Ford para consolidar sua posição no crescente mercado de elétricos.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário