Site de notícias de automóveis

Farol de Milha em 2024: Guia Completo sobre Características, Instalação e Legislação

O farol de milha tem o mesmo objetivo de um farol de neblina. Ele é um farol que oferece um facho de luz mais estreito, só que mais potente do que faróis comuns.

Com isso, o farol de milha é instalado com um objetivo bem claro, aumentar a visão do motorista em trajetos longos e escuros.

Farol de Milha em 2024: Guia Completo sobre Características, Instalação e Legislação
Foto/Reprodução: Detran

Farol de Milha em 2024: Guia Completo sobre Características, Instalação e Legislação

Geralmente são usados como luzes auxiliares, além disso ficam na parte mais baixa da frente do carro. É chamado assim pois consegue chegar a uma milha de alcance.

Mas não devem substituir os faróis principais, esses são apenas faróis auxiliares. Seu objetivo é apenas entregar um conforto visual para o motorista. Conforto que não acontece com os outros motoristas.

Afinal, o farol de milha é bem forte e pode atrapalhar a visão de outros motoristas. Por isso, existem algumas regras de uso para esse farol.

Farol de milha: Legislação

Existem algumas regras sobre a utilização do farol de milha, regras que estão dispostas no Código de Trânsito Brasileiro.

As principais são:

  • Os faróis de milha são luzes auxiliares e não podem substituir os faróis principais
  • O farol de milha deve ser sempre branco
  • Só pode usar o farol de milha quando os faróis principais estiverem na intensidade alta. Isso porque esses auxiliares só devem ser usados em situações onde os faróis altos são necessários.
  • As luzes do farol de milha devem ter intensidade de até 340.000 candelas.
farol de milha
Foto/Reprodução: Detran

Farol de milha: Instalação

O Código de Trânsito Brasileiro permite que você instale um farol de milha em carros que não os possuem. Mas para isso, a instalação deve seguir algumas regras como:

  • Só podem ser instalados até dois faróis de milha no carro
  • Não há nenhuma restrição quanto à posição do farol de milha. A única obrigatoriedade é que ele seja instalado na frente sempre.
  • As luzes devem ser vinculadas ao farol alto, para que funcionem juntas

E então, vai instalar um farol de milha em seu carro? Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário