Site de notícias de automóveis

Estepe Obrigatório: Entenda as Normas de Trânsito para 2024

O pneu estepe é uma peça essencial já que pode te salvar em momentos de emergência, principalmente quando algum pneu dá problema. Esse acessório é tão importante que existem normas de trânsito que falam sobre ele.

Mas antes de vermos se é obrigatório ou não, vamos saber o que é considerado estepe?

O estepe também referido como pneu sobressalente ou reserva, é uma peça essencial do equipamento automotivo.

Trata-se de um pneu extra projetado para substituir os pneus principais em situações de emergência, como quando um deles sofre um furo inesperado durante a viagem.

Estepe Obrigatório: Entenda as Normas de Trânsito para 2024
Foto/Reprodução

Estepe Obrigatório: Entenda as Normas de Trânsito para 2024

Um dos principais propósitos do estepe é minimizar os transtornos associados aos pneus em uso. Quando um pneu é danificado, o estepe entra em ação, evitando longas interrupções na estrada.

Isso significa que os motoristas não precisam ficar parados por muito tempo, garantindo que possam continuar sua viagem sem maiores atrasos.

Além de permitir a continuidade da viagem, o estepe desempenha um papel fundamental na segurança dos ocupantes do veículo.

Ao substituir um pneu danificado, o estepe assegura que o veículo permaneça operacional e seguro para continuar a jornada.

Dessa forma, ele não só proporciona mobilidade, mas também confiança aos motoristas. Sabendo que têm uma solução pronta para qualquer contratempo relacionado aos pneus.

pneu estepe
Foto/Reprodução

O pneu estepe é obrigatório?

Sim, o estepe para carro é obrigatório, andar sem o pneu sobressalente é considerado uma infração de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mas não é todo veículo que precisa de estepe, ônibus, micro-ônibus, caminhões de transporte de lixo e automóveis com mais de 3,5 toneladas não precisam ter o pneu reserva.

Qual a punição se não seguir essas regras? Ter o pneu reserva é obrigatório, assim se você não estiver com o pneu sobressalente é considerada uma infração grave.

A multa é de R$ 195,23 e você recebe até 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

pneu estepe-
Foto/Reprodução

Leia também:

5 Multas de Trânsito Mais Caras no Brasil

10 Estratégias Excelentes para Economizar Combustível

Aprenda 3 truques para estacionar de ré facilmente!

Mas não é apenas ter o estepe, o pneu deve estar em boas condições ou seja, não pode estar “careca” ou furado. É a mesma regra para os pneus que estão sendo usados. O agente de trânsito quando te parar, vai analisar o estado do pneu sobressalente.

Por isso, verifique regularmente a pressão do ar do pneu estepe e procure por pequenas avarias. Ao escolher o pneu reserva também saiba quais são as recomendações do manual do proprietário.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.