Site de notícias de automóveis

Macarrão no Pneu: Um Método Efetivo de Conserto ou Mito Urbano?

Já ouviu falar em “macarrão no pneu”? Não se trata de um prato culinário, mas sim de um método bastante curioso utilizado por muitas oficinas para reparar pneus.

Esse procedimento envolve o uso de uma massa especial, conhecida popularmente como “macarrão”, devido à sua forma alongada que lembra o alimento.

O processo consiste em inserir essa massa de fora para dentro do pneu. Ela é equipada com uma cola em sua superfície que efetivamente sela pequenos furos.

Contudo, surgem dúvidas sobre a eficácia e a recomendação dessa técnica. Será que o uso dessa massa é realmente aconselhável para reparos em pneus?

macarrão pneu
Foto/Reprodução

Macarrão no Pneu: Um Método Efetivo de Conserto ou Mito Urbano?

O macarrão no pneu só deve ser utilizado em emergências e de forma temporária. Isso porque a massa aplicada acaba não sendo eficaz contra infiltração de água, o que então pode acarretar outros tipos de problemas.

Com mais exposição a infiltrações, a parte metálica do pneu pode ser desgastada mais rapidamente. Por isso, o macarrão no pneu só deve ser utilizado quando não é possível separar o pneu do aro.

Para que serve o macarrão no pneu

Esse tipo de massa é eficaz contra pequenos furos apenas, como feitos por pregos ou objetos pontiagudos menores.

Além disso, é uma solução provisória, é necessário fazer outros procedimentos para o pneu ficar totalmente reparado. Um exemplo é a vulcanização dos pneus, que acaba sendo um método mais eficaz de reparo.

Macarrão no Pneu: Um Método Efetivo de Conserto ou Mito Urbano?
Foto/Reprodução

Leia também:

O que é usar o freio motor?

Doblò Usado: Uma Opção Inteligente para Famílias, Aventureiros e Empreendedores

Novo Astra no Brasil: Sonho ou Realidade? Desvende os Rumores do Possível Lançamento

Quanto custa macarrão no pneu?

A aplicação do macarrão no pneu é bem barata, o valor não ultrapassa os R$ 30. Mas vamos sustentar o aviso: só opte por essa técnica quando for uma emergência.

Caso seja necessário o reparo, é recomendado o processo de vulcanização. Esse procedimento acaba não afetando a estrutura do pneu ou a comprometendo a longo prazo. O preço da vulcanização é um pouco acima, chegando a R$ 60.

Também, dependendo do tipo de furo, é necessário trocar o pneu por um mais novo. Ao considerar as opções disponíveis para reparar danos em pneus, é crucial avaliar não apenas o custo imediato, mas também a eficácia e a segurança a longo prazo.

Enquanto a aplicação de macarrão no pneu pode oferecer uma solução temporária e acessível, a vulcanização é a opção preferida para garantir uma reparação confiável e duradoura. Independentemente da escolha, priorize sempre a segurança e o desempenho do seu veículo.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.