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Atenção Motoristas! Saiba Mais sobre a Lei que Proíbe o Uso de Pneus Reformados

A segurança nas estradas é uma prioridade crucial, e uma nova legislação está trazendo mudanças significativas para diversos tipos de veículos no Brasil. A Resolução 913/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e no eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus.

Esta medida visa aumentar a segurança dos usuários de vias públicas, considerando os riscos associados ao uso de pneus não novos em determinadas condições. Um pneu reformado, também conhecido como remoldado ou recauchutado, é um pneu usado que passou por um processo de restauração para voltar ao mercado.

Esse processo envolve a substituição da banda de rodagem, dos ombros e em alguns casos, das laterais do pneu com borracha nova. Os pneus reformados são significativamente mais baratos do que os pneus novos. Sua utilização em carros de passeio é legal, para o uso em automóveis, os pneus podem ser reformados até 3 vezes.

Os pneus são componentes críticos para a segurança de qualquer veículo. Eles são a única parte que entra em contato direto com a superfície da estrada, sendo responsáveis por garantir a tração, a estabilidade e a capacidade de frenagem.

No entanto, pneus reformados, apesar de mais econômicos, nem sempre oferecem o mesmo desempenho e segurança que pneus novos. O que acontece, especialmente, em condições de clima mais extremo. Esta nova lei, portanto, é uma tentativa de mitigar esses riscos e proporcionar um ambiente de trânsito mais seguro para todos.

lei pneus reformados
Foto/Reprodução

Detalhes da Resolução 913/22

A Resolução 913/22 estabelece que é proibido o uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e no eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus. Essa medida é baseada em estudos que demonstram que pneus reformados podem não oferecer a mesma segurança que pneus novos, especialmente em situações de emergência.

Além disso, a legislação especifica que os pneus reformados devem possuir indicadores de desgaste, a capacidade de carga indicada e a marca do reformador gravada na lateral. Essas exigências visam garantir que, mesmo nos casos em que os pneus reformados sejam permitidos, eles estejam em condições adequadas de uso.

Atenção Motoristas! Saiba Mais sobre a Lei que Proíbe o Uso de Pneus Reformados

A implementação desta nova lei tem várias implicações importantes para diferentes segmentos da sociedade. Para os proprietários de veículos afetados, isso significa que será necessário investir em pneus novos, o que pode representar um custo adicional significativo.

No entanto, este investimento é justificado pela segurança aprimorada que pneus novos oferecem. Para a indústria de pneus, a nova lei pode impulsionar a demanda por pneus novos.

Atenção Motoristas! Saiba Mais sobre a Lei que Proíbe o Uso de Pneus Reformados
Foto/Reprodução

Motivos por Trás da Lei contra pneus reformados

Os principais motivos para a criação desta lei são a segurança e a redução de acidentes de trânsito. Pneus reformados têm maior probabilidade de falhas, como estouros ou perda de aderência, especialmente em altas velocidades ou sob cargas pesadas. Essas falhas podem levar a acidentes graves, colocando em risco a vida dos motoristas, passageiros e outros usuários da estrada.

Como saber se um pneu é reformado?

Comprou um pneu e não sabe se é reformado ou não?

É fácil identificar pneus reformados, eles costumam ter uma banda de rodagem de cor diferente. Além disso, seu valor é bem abaixo dos  pneus comuns. A Resolução 913/22 do Contran representa um passo significativo para a melhoria da segurança nas estradas brasileiras.

Ao proibir o uso de pneus reformados em ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e no eixo dianteiro de ônibus e micro-ônibus, a lei visa reduzir o número de acidentes causados por falhas nos pneus. Embora essa mudança possa representar um custo adicional para os proprietários de veículos, a segurança aprimorada oferecida por pneus novos justifica o investimento.

E você, o que achou da nova legislação?

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