Site de notícias de automóveis

10 dicas para alcançar 20 km/l ou mais: Tanque infinito é possível?

Impulsione a Eficiência do Combustível ao Máximo: Da Calibração dos Pneus ao Uso Adequado de Ar-Condicionado

A evolução tecnológica trouxe ao mercado brasileiro um leque amplo de opções de carros com propulsão híbrida e baixo consumo de combustível.

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, há vários veículos capazes de atingir uma média superior a 15 km/l.

Vamos desvendar dez estratégias que podem permitir a você ultrapassar essa marca e atingir até 20 km/l ou mais.

Chevrolet Onix
Os Top of Mind do Consumo Eficiente: O Onix Plus da Chevrolet

Para colocar em prática essas estratégias, por exemplo, tomemos o caso do Chevrolet Onix que alcança incríveis 17,5 km/l com gasolina, no ciclo rodoviário.

No entanto, devemos nos atentar que existem variáveis como qualidade do combustível, condições da via e estilo de condução, que podem influenciar esse desempenho.

Calibrar pneus
Pneus com pressão abaixo do recomendado aumentam a força de atrito com o solo, exigindo mais potência do motor para manter a velocidade constante. Isso resulta em maior consumo de combustível.

Pressão dos Pneus: Um Detalhe Crucial

Garantir a pressão correta dos pneus pode ser um grande aliado na busca por mais economia. Pneus descalibrados aumentam a superfície de contato com o solo, exigindo um maior consumo para manter o carro em velocidade constante.

A Arte da Condução: Antecipar Frenagens e Trocar de Marcha na Rotação Correta

O estilo de condução consciente pode ser uma poderosa ferramenta para a economia de combustível. Frenagens e trocas de marcha na rotação correta, podem impactar positivamente e reduzir em até 10% o consumo de combustível.

Alinhamento de Rodas: A Importância de Manter o Trajeto Reto

Manter as rodas alinhadas é outra estratégia significativa. Rodas desalinhadas podem provocar o desgaste prematuro dos pneus, aumentando assim o consumo de combustível.

Troca de oleo
Um motor superaquecido pode consumir mais combustível do que um motor funcionando na temperatura ideal.

Mecânica Básica: Óleo, Filtro e Radiador

Revisões regulares e as manutenções dos componentes, como troca de óleo e filtro, podem auxiliar na economia de 10% do combustível.

Prestar atenção ao sistema de arrefecimento do motor evita que ele opere acima da temperatura ideal o que pode exigir um maior consumo de combustível.

Os Grandes Aliados da Queima de Combustível: Cabos, Velas e Filtro de Ar

Velas e cabos em boas condições são primordiais para uma queima ideal do combustível. Da mesma forma, um filtro de ar limpo e bem cuidado proporciona uma combustão mais eficiente.

Catalisador escapamento
O catalisador danificado pode causar um aumento da temperatura do motor, o que pode levar a um aumento do consumo de combustível.

Catalisador e Escapamento: O Impacto do Sistema de Emissões no Consumo de Combustível

O estado do catalisador e do sistema de escape também influencia significativamente no consumo de combustível. Danos nesses componentes podem aumentar a temperatura do motor e consequentemente o consumo.

O Dilema do Combustível Adulterado e o Peso Desnecessário no Carro

O uso de combustível adulterado, uma prática comum no Brasil, é uma das principais causas do aumento no consumo de combustível.

Além disso, carregar peso desnecessário no carro requer mais esforço do motor, aumentando o consumo de combustível.

Ar condicionado automotivo
O ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Usar o ar-condicionado corretamente pode reduzir esse impacto.

Ar-condicionado: A Influência do Climatizador no Consumo

O uso inadequado do ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20% devido à maior demanda de energia do motor para mantê-lo operando. Saber utilizar esse recurso corretamente, pode minimizar seu impacto no consumo.

Em suma, com estratégias simples e prontamente implementáveis, é possível otimizar a economia de combustível, alcançar marcas impressionantes de eficiência e realizar sua contribuição pessoal para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.