Yamaha XT 660 em 2025: A Lenda Aposentada Que Continua Encantando Motociclistas
Lendária Yamaha XT 660 R em 2025: Por que ela é tão idolatrada mesmo aposentada?
Aposentada há mais de seis anos, a Yamaha XT 660 R ainda é lembrada com carinho e saudosismo pelos motociclistas.
Seu status lendário a torna uma das motos mais cobiçadas no mercado de usadas, com preços que variam entre R$ 25.000 e R$ 33.000, dependendo do ano e estado de conservação.
Parece caro para uma moto usada? Pode até ser, mas quem conhece a história e os motivos que fazem a XT 660 R ser tão adorada, entende o valor.
Yamaha XT 660 em 2025: A Lenda Aposentada Que Continua Encantando Motociclistas
A XT 660 R herdou o legado de modelos icônicos como a XT 600Z Ténéré e a XT 600 E, mas conquistou seu espaço ao inovar tanto no design quanto no desempenho.
No entanto, a XT 660 R representou um novo marco para a marca, com um projeto inteiramente novo, que não compartilhou nenhum parafuso com suas antecessoras.
O sucesso foi imediato, consolidando-se como uma das preferidas dos motociclistas aventureiros e também das forças policiais, pela robustez e confiabilidade em diversas situações.
Qual a velocidade máxima da 660?
O motor monocilíndrico de 659 cm³ deste modelo produz 48 cavalos de potência e 5,95 kgf.m de torque, oferecendo respostas ágeis e uma pilotagem dinâmica, com uma velocidade máxima de 170 km/h.
Além disso, a XT 660 R era versátil o suficiente para encarar trilhas e vias urbanas com a mesma desenvoltura.
Foi a queridinha das forças policiais e dos aventureiros, graças à sua suspensão elevada, que lhe permitia superar obstáculos e terrenos acidentados sem problemas.
Claro, a largura do guidão dificultava um pouco as manobras entre os carros na cidade, mas o motor respondia tão rápido que compensava qualquer dificuldade.
Mesmo sendo idolatrada por muitos, incluindo grupos exigentes como as forças policiais, a XT 660 R deixou o mercado precocemente, sem um modelo substituto direto.
Por que a XT 660 saiu de linha?
Apesar de ter potencial para receber a atualização, a Yamaha optou por descontinuar o modelo.
- Fim da Linha: A aposentadoria da XT 660 R marcou o fim de uma era para os fãs de motos trail da Yamaha.
- Ausência de Substitutas: A XTZ 660 Ténéré também havia sido aposentada em 2017, e a tão aguardada Ténéré 700 não foi lançada no Brasil.
Na Europa, a XT 660 R não estava disponível desde 2016, quando a Yamaha já considerava a substituição pela Ténéré 700.
Contudo, devido a custos e estratégias de mercado, a Yamaha do Brasil optou por não atualizar a XT 660 R nem lançar a nova T7.
O Legado da Yamaha XT 660 R
Hoje, a ausência de um modelo substituto faz com que os fãs da XT 660 R busquem outras alternativas ou se apeguem às suas motos antigas.
A Yamaha tem apenas as pequenas Crosser 150 e Lander 250 no segmento trail, deixando um vácuo considerável no mercado.
- Fãs Saudosistas: Mesmo após seis anos de aposentadoria, a XT 660 R permanece cobiçada e valorizada no mercado de motos usadas.
- Carisma e Versatilidade: O modelo conquistou uma base de fãs leais pela sua versatilidade, confiabilidade e robustez.
- Esperança no Futuro: Apesar dos rumores sobre o lançamento da Ténéré 700 no Brasil, ainda não há confirmação oficial.
Leia também:
Bajaj Dominar 200 ou Yamaha Fazer 250: Qual é a Melhor Alternativa Econômica?
SHI 175: Moto Trail Econômica e Acessível por Apenas R$ 13.490,00
Ninja ZX-6R 2025 no Brasil: Chegou a Superesportiva dos Sonhos!
A XT 660 R representa um capítulo especial na história das motocicletas trail no Brasil, e sua ausência deixa saudade nos corações dos apaixonados por aventura.
A Yamaha XT 660 R continuará sendo lembrada como um ícone entre os amantes de motocicletas no Brasil.