Site de notícias de automóveis

VW Tarok 2025: A Resposta da Volkswagen para o Sucesso da Toro e Montana

Conhece a Tarok 2025? A Volkswagen manifestou seu interesse em adentrar o mercado de caminhonetes intermediárias, que se situam entre as versões compactas e as médias, há algum tempo. 

Um exemplo disso é a lembrança da picape conceito Tarok, que foi exibida durante o Salão do Automóvel de 2018.

Veja mais detalhes sobre o possível lançamento da Tarok 2025 a seguir!

Tarok 2025 deve competir com Toro e Montana

Tarok 2024
Foto: Reprodução/Volkswagen

O lançamento da Volkswagen de uma caminhonete de porte intermediário foi aguardado por muito tempo, especialmente desde o lançamento da Renault Oroch e da Fiat Toro no final de 2015 e início de 2016. 

Embora a Chevrolet tenha adiantado-se com a Montana e a RAM tenha seguido a tendência com a Rampage, a Volkswagen ainda não havia conseguido entrar nesse segmento.

A Volkswagen finalmente tomou medidas para preencher essa lacuna em sua linha de produtos, posicionando uma caminhonete entre a compacta Saveiro e a média Amarok. 

Segundo a reportagem, a picape é internamente apelidada de VW A0, fazendo referência à plataforma MQB A0, a mesma utilizada em modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.

O modelo está programado para ser lançado no Brasil em 2025

Tarok 2024
Foto: Reprodução/Volkswagen

Ela será uma caminhonete intermediária com uma estrutura monobloco, que é comum nesse segmento. 

Seu design pode ser influenciado pelo conceito Tarok 2025 e terá uma carroceria de cabine dupla com quatro portas. O comprimento do veículo deve ser em torno de 4,70 metros, com uma distância entre eixos de 2,80 metros.

A nova caminhonete da Volkswagen deve estar disponível com três opções de motorização:

  1. Um motor 1.0 turbo 170 TSI, com potência de até 116cv e torque de 16,8kgfm (com transmissão manual);
  2. Um motor 1.0 turbo 200TSI, com potência de até 128cv e torque de 20,4kgfm (com transmissão automática);
  3. Um motor 1.4 turbo 250 TSI, com potência de até 150cv e torque de 25,5kgfm, com um sistema híbrido leve de 48V (com transmissão manual).

O projeto, liderado pela equipe de engenharia brasileira, recebeu o nome oficial de VW 247. 

A previsão é que o veículo chegue ao mercado entre 2025 e 2026, o que significa que será lançado cerca de 10 anos após as caminhonetes anteriores. 

A produção está programada para ocorrer na unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), a mesma fábrica responsável pela produção do SUV T-Cross.

Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.