Site de notícias de automóveis

Volkswagen Fusca TSI: O carro usado legal que une nostalgia e desempenho

Ser proprietário de um Fusca sempre exigiu uma dose de paciência: o modelo original não se destacava por sua agilidade, e o New Beetle apresentou melhorias modestas neste aspecto.

No entanto, a chegada do Fusca TSI ao Brasil, anunciada pela Volkswagen em 2013, despertou grande expectativa e saudosismo.

O modelo prometia trazer uma versão contemporânea de um dos automóveis mais emblemáticos da história, com um toque de modernidade.

Dotado de um motor 2.0 TSI robusto, oferecendo 200 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, além de estar equipado com um câmbio automático DSG de dupla embreagem e seis velocidades, o Fusca TSI prometia desempenho e tecnologia avançada sob uma estética repleta de tradição.

O diferencial deste modelo está precisamente na sua transmissão: as mudanças de marcha ocorrem em altas rotações, acompanhadas por um ronco característico no escapamento, similar aos veículos de competição ou aos modelos esportivos da Audi.

Embora exista uma versão menos custosa com câmbio manual, esta oferece apenas um som mais grave no escapamento, sem os mesmos efeitos empolgantes.

Não se trata apenas de um espetáculo sonoro. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em meros 7,3 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 223 km/h, tudo isso mantendo uma eficiência de consumo notável: faz 9,7 km/l em trajetos urbanos e 13,1 km/l em rodovias.

Fusca TSI Valor
Foto/Reprodução: VW Brasil

Volkswagen Fusca TSI: O carro usado legal que une nostalgia e desempenho

Além de sua impressionante performance, o Fusca TSI vinha recheado de equipamentos modernos que buscavam proporcionar conforto e uma experiência de condução premium aos seus ocupantes.

Entre esses equipamentos, destacavam-se o teto solar elétrico, bancos de couro, sistema de som de alta qualidade e uma central multimídia avançada, itens que colocavam o Fusca TSI em um patamar elevado no segmento de hatches premium.

Fusca TSI Interior
Foto/Reprodução: VW Brasil

Contudo, apesar de todas essas características positivas, o Volkswagen Fusca não conseguiu replicar o sucesso estrondoso do seu antepassado.

As vendas ficaram abaixo das expectativas, e, após apenas três anos de mercado, em 2016, a Volkswagen anunciou o fim de sua produção no Brasil. Mas o que levou a esse desfecho?

Especialistas apontam que o mercado automobilístico passou por significativas mudanças, com consumidores buscando não apenas por carros com história e personalidade, mas também veículos que oferecem a melhor relação custo-benefício, eficiência no consumo de combustível e tecnologias ambientalmente amigáveis.

O Fusca TSI, apesar de seu apelo nostálgico e desempenho robusto, talvez não tenha atendido plenamente a essas novas demandas.

Fusca TSI Interior 2
Foto/Reprodução: VW Brasil

Qual o valor do Fusca TSI?

Agora, anos após o fim de sua produção, o Fusca TSI tornou-se um item de colecionador para muitos entusiastas.

A tabela a seguir ilustra o preço médio do VW Fusca TSI usado no mercado, conforme avaliação pela FIPE:

Ano Preço médio (FIPE)
2013 R$ 85.000
2014 R$ 90.000
2015 R$ 95.000
2016 R$ 100.000

A última versão do Fusca TSI oferecida no mercado brasileiro tinha as seguintes especificações:

Versão Preço (2013) Potência Torque Consumo (cidade/estrada) Velocidade máxima 0 a 100 km/h
2.0 TSI R$ 85.990 200 cv 28,5 kgfm 7,9/10,8 km/l 210 km/h 8,1 s

Esses números demonstram não apenas a capacidade técnica do Fusca TSI, mas também o seu valor como um veículo de performance acessível no segmento premium.

No entanto, não é apenas de pontos positivos que se faz a história deste modelo. Para os entusiastas que se sentiram atraídos por esta análise, é crucial estar informado sobre certas questões recorrentes do veículo, incluindo:

  • Caixa de Direção: Há relatos de ruídos decorrentes de folgas nos suportes do motor elétrico do Servotronic. O problema pode ser resolvido com o aperto dos parafusos de fixação.
  • Câmbio DSG: A substituição do fluido do câmbio é recomendada a cada 60.000 km ou na sexta revisão, o que ocorrer primeiro. Este procedimento, muitas vezes esquecido devido ao seu alto custo, aproximadamente R$ 1.800, é essencial.
  • Motor: Dá-se especial atenção ao tensionador da corrente de acionamento dos comandos de válvulas. Em situações extremas, pode haver colisão entre as válvulas e os pistões, causando danos significativos a ambos.
  • Carbonização: A injeção direta pode resultar em um acúmulo considerável de resíduos carbonizados nas válvulas de admissão, problema agravado pelo alto teor de enxofre presente na gasolina brasileira.
  • Preparação: É prudente evitar veículos que passaram por remapeamento do motor e aumento da pressão do turbo. Apesar de incrementar torque e potência, essas modificações podem reduzir a durabilidade do motor.
  • Embreagem: No caso da versão manual, é importante verificar a condição da embreagem. O conjunto de disco, platô e atuador tem um custo superior a R$ 7.000 na rede autorizada, e encontrar peças no mercado paralelo pode ser um desafio.
  • Recalls: Foram registrados dois recalls importantes: um por vazamento na linha de combustível (modelos de 2014 e 2015) e outro pelo risco de quebra do eixo de comando de válvulas (modelos de 2015 e 2016).

A despeito de sua breve presença no mercado brasileiro, o Fusca TSI estabelece um legado de inovação, desempenho e saudosismo, reafirmando que, mesmo nas versões mais modernas, o Fusca permanece uma figura lendária no cenário automotivo.

Leia também
Astra Hatch SS: O esportivo que marcou a Geração X e Millennials

Corsa 2025: O Retorno Triunfal do Queridinho Brasileiro?

Toyota C-HR: O Crossover Híbrido Revolucionário que Pode Desbancar no Brasil

Fusca TSI: Ficha técnica

Especificações Técnicas Fusca TSI
Motorização 2.0
Combustível Gasolina
Potência (cv) 211
Torque (kgf.m) 28,55
Velocidade Máxima (km/h) 238
Tempo de 0 a 100 (s) 7,3
Consumo Cidade (km/l) 9,2
Consumo Estrada (km/l) 10,7
Câmbio Dupla embreagem manual sequencial com modo automático de 6 marchas
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão Dianteira Tipo McPherson, com barra estabilizadora, independente e molas helicoidais
Suspensão Traseira Tipo multibraço, com barra estabilizadora, independente e molas helicoidais
Freios Quatro freios à disco, sendo dois ventilados
Dimensões e Capacidades
Altura (mm) 1.486
Largura (mm) 1.808
Comprimento (mm) 4.278
Peso (Kg) 1.364
Tanque (L) 55
Entre-eixos (mm) 2.537
Porta-Malas (L) 310
Ocupantes 4
Segurança
Airbag Motorista Sim
Alarme Sim
Freios ABS Sim
Airbag Passageiro Sim
Airbag Lateral Sim
Controle de Tração Sim
Distribuição Eletrônica de Frenagem Sim
Conforto
Ar-condicionado Sim
Travas Elétricas Sim
Ar-Quente Sim
Piloto Automático Sim
Volante com Regulagem de Altura Sim
Trio Elétrico Sim
Som
CD Player Sim
CD Player com MP3 Sim
Entrada USB Sim
Rádio FM/AM Sim
Kit Multimídia Sim
Bancos
Bancos de Couro Sim
Ajuste de Altura Sim
Ajuste Elétrico Sim
Janelas
Vidros Elétricos Dianteiros Sim
Desembaçador Traseiro Sim
Teto Solar Sim
Vidros Elétricos Traseiros Sim
Outros
Computador de Bordo Sim
Sensor de Farol Sim
Farol de Neblina Sim

 

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário