Sahara 300 ou XRE 300: Mudanças, diferenças cruciais e velocidade final
No mundo vibrante das motocicletas, a chegada de um novo modelo sempre traz consigo uma onda de expectativas. É o caso da nova Sahara 300 da Honda, que promete redefinir o padrão de excelência no segmento, superando a já aclamada XRE 300. Mas, será que ela cumpre o que promete?
Lançada no final de outubro, a Sahara 300 — também conhecida no mercado como XRE 300 Sahara — marca o início de uma nova fase.
Com um legado que remonta à sua predecessora lançada em 2009, a Sahara 300 tem a missão de continuar dominando o mercado brasileiro com sua ficha técnica impressionante e um preço que desafia a concorrência. Mas não é apenas sobre manter o legado; trata-se de superá-lo.
XRE 300 ou Sahara 300: Mudanças, diferenças cruciais e velocidade final
A nova Sahara se distancia significativamente do modelo anterior, com atualizações abrangentes no motor, chassi, eletrônica, câmbio e muito mais. Sua construção é inspirada nas renomadas CRF 250F e CB 300F, resultando em um projeto muito mais moderno.
Apesar das semelhanças estéticas com a XRE 300, a Sahara 300 se distingue significativamente em sua essência, trazendo atualizações abrangentes que redefinem o conceito de aventura.
As diferenças começam com o motor: ambos os modelos são equipados com um motor monocilíndrico de 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar.
No entanto, a Sahara 300 avança com a injeção eletrônica de gasolina PGM-FI, contrastando com o carburador da XRE 300.
Esse aprimoramento não apenas aumenta a potência para 25,4 cv (contra os 22,4 cv da XRE 300), mas também melhora a eficiência de combustível, oferecendo um consumo médio de 31,7 km/l contra 29,4 km/l da XRE 300.
Sahara 300 | XRE 300 | |
---|---|---|
Potência (cv @ rpm) | 25,4 @ 7.500 | 22,4 @ 7.500 |
Consumo (km/l) (gasolina) | 31,7 km/l | 29,4km/l |
Qual a velocidade final da Sahara 300?
A Sahara 300 eleva a experiência aventureira a novos patamares, alcançando uma velocidade máxima de 135 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 10,8 segundos, superando a XRE 300 em velocidade e agilidade.
Além disso, sua modernização não para por aí: o modelo introduz um design mais arrojado e funcionalidades avançadas, como farol de LED e painel de instrumentos digital, além de contar com suspensão dianteira invertida e freio ABS de série em todas as versões, estabelecendo um novo padrão de segurança e desempenho.
- Sahara 300: 135 km/h.
- XRE 300: 128 km/h.
0 a 100 km/h:
- Sahara 300: 10,8 segundos.
- XRE 300: 12,1 segundos.
O que mudou da XRE 300 para a Sahara?
A tabela comparativa de equipamentos de série entre as versões da Sahara 300 e da XRE 300 revela um foco claro na inovação e na segurança.
A Sahara 300 oferece desde a versão STD ABS, equipamentos modernos como farol de LED, painel digital, e suspensão dianteira invertida, além de acessórios como protetor de cárter e para-brisa alto nas versões mais equipadas, como a Adventure.
A XRE 300, embora mais simples em sua configuração, mantém-se competitiva com sua versão Rally, que também oferece suspensão dianteira telescópica, , freio ABS apenas na versão Rally. garantindo uma opção robusta e confiável dentro do segmento.
Comparativo de Equipamentos de Série – Honda Sahara 300 vs. XRE 300
Equipamento | Standard | STD ABS | Adventure | Rally |
---|---|---|---|---|
Freio ABS | – | X | X | X |
Painel de instrumentos | Analógico | Digital | Digital | Digital |
Farol | Halógeno | LED | LED | LED |
Suspensão dianteira | Telescópica | Telescópica | Invertida | Invertida |
Protetor de cárter | – | – | X | X |
Para-brisa alto | – | – | X | X |
Cavalete central | X | X | X | X |
Tomada 12V | X | X | X | X |
Bagageiro | X | X | X | X |
Protetor de mão | – | – | X | – |
Manoplas com protetor de mão | – | – | X | – |
Fonte: Honda
Observações:
- A versão Standard da XRE 300 2024 não possui freios ABS.
- A versão STD ABS da Sahara 300 2024 é a única que não possui protetor de cárter.
- As versões Adventure e Rally possuem os mesmos equipamentos de série, com exceção do protetor de mão e das manoplas com protetor de mão, que são exclusivos da versão Adventure.
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