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Sahara 300 ou XRE 300: Mudanças, diferenças cruciais e velocidade final

No mundo vibrante das motocicletas, a chegada de um novo modelo sempre traz consigo uma onda de expectativas. É o caso da nova Sahara 300 da Honda, que promete redefinir o padrão de excelência no segmento, superando a já aclamada XRE 300. Mas, será que ela cumpre o que promete?

Sahara 300 2025 preço
Foto/Reprodução

Lançada no final de outubro, a Sahara 300 — também conhecida no mercado como XRE 300 Sahara — marca o início de uma nova fase.

Com um legado que remonta à sua predecessora lançada em 2009, a Sahara 300 tem a missão de continuar dominando o mercado brasileiro com sua ficha técnica impressionante e um preço que desafia a concorrência. Mas não é apenas sobre manter o legado; trata-se de superá-lo.

XRE 300 ou Sahara 300: Mudanças, diferenças cruciais e velocidade final

A nova Sahara se distancia significativamente do modelo anterior, com atualizações abrangentes no motor, chassi, eletrônica, câmbio e muito mais. Sua construção é inspirada nas renomadas CRF 250F e CB 300F, resultando em um projeto muito mais moderno.

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Foto/Reprodução Sahara 300

Apesar das semelhanças estéticas com a XRE 300, a Sahara 300 se distingue significativamente em sua essência, trazendo atualizações abrangentes que redefinem o conceito de aventura.

XRE 300
Foto/Reprodução: XRE 300

As diferenças começam com o motor: ambos os modelos são equipados com um motor monocilíndrico de 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar.

No entanto, a Sahara 300 avança com a injeção eletrônica de gasolina PGM-FI, contrastando com o carburador da XRE 300.

Esse aprimoramento não apenas aumenta a potência para 25,4 cv (contra os 22,4 cv da XRE 300), mas também melhora a eficiência de combustível, oferecendo um consumo médio de 31,7 km/l contra 29,4 km/l da XRE 300.

Sahara 300 XRE 300
Potência (cv @ rpm) 25,4 @ 7.500 22,4 @ 7.500
Consumo (km/l) (gasolina) 31,7 km/l 29,4km/l

Qual a velocidade final da Sahara 300?

Sahara 300
Foto/Reprodução

A Sahara 300 eleva a experiência aventureira a novos patamares, alcançando uma velocidade máxima de 135 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 10,8 segundos, superando a XRE 300 em velocidade e agilidade.

Além disso, sua modernização não para por aí: o modelo introduz um design mais arrojado e funcionalidades avançadas, como farol de LED e painel de instrumentos digital, além de contar com suspensão dianteira invertida e freio ABS de série em todas as versões, estabelecendo um novo padrão de segurança e desempenho.

  • Sahara 300: 135 km/h.
  • XRE 300: 128 km/h.

0 a 100 km/h:

  • Sahara 300: 10,8 segundos.
  • XRE 300: 12,1 segundos.

O que mudou da XRE 300 para a Sahara?

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Foto/Reprodução: XRE 300

A tabela comparativa de equipamentos de série entre as versões da Sahara 300 e da XRE 300 revela um foco claro na inovação e na segurança.

A Sahara 300 oferece desde a versão STD ABS, equipamentos modernos como farol de LED, painel digital, e suspensão dianteira invertida, além de acessórios como protetor de cárter e para-brisa alto nas versões mais equipadas, como a Adventure.

A XRE 300, embora mais simples em sua configuração, mantém-se competitiva com sua versão Rally, que também oferece suspensão dianteira telescópica, , freio ABS apenas na versão Rally. garantindo uma opção robusta e confiável dentro do segmento.

Comparativo de Equipamentos de Série – Honda Sahara 300 vs. XRE 300

Equipamento Standard STD ABS Adventure Rally
Freio ABS X X X
Painel de instrumentos Analógico Digital Digital Digital
Farol Halógeno LED LED LED
Suspensão dianteira Telescópica Telescópica Invertida Invertida
Protetor de cárter X X
Para-brisa alto X X
Cavalete central X X X X
Tomada 12V X X X X
Bagageiro X X X X
Protetor de mão X
Manoplas com protetor de mão X

Fonte: Honda

Observações:

  • A versão Standard da XRE 300 2024 não possui freios ABS.
  • A versão STD ABS da Sahara 300 2024 é a única que não possui protetor de cárter.
  • As versões Adventure e Rally possuem os mesmos equipamentos de série, com exceção do protetor de mão e das manoplas com protetor de mão, que são exclusivos da versão Adventure.

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