Site de notícias de automóveis

Renault Sandero RS: O último esportivo bom e barato tem preço inicial de R$ 50.000

Renault Sandero RS 2.0: Um Ícone dos Esportivos Mais Baratos do Brasil

O Renault Sandero RS destaca-se como um exemplo singular no segmento de carros esportivos brasileiros, onde sua transformação vai além da estética, englobando melhorias significativas no motor, câmbio, suspensão e sistema de frenagem, tudo isso mantendo um preço acessível, a partir de R$50 mil.

Este veículo, desenvolvido pela renomada divisão Renault Sport, transcende a definição comum de um Sandero 2.0, oferecendo uma experiência esportiva autêntica sem exigir um investimento proibitivo.

Renault Sandero RS 2.0
Foto/Reprodução: Renault
Renault Sandero RS 3
Foto/Reprodução: Renault

Renault Sandero RS: O último esportivo bom e barato tem preço inicial de R$ 50.000

Sob o capô, o Sandero RS abriga o robusto motor F4R, oriundo do Duster, mas com recalibração específica para elevar seu desempenho.

Este propulsor é um exemplar de força, com bloco de ferro, cabeçote de 16 válvulas e sistema de admissão variável, capaz de desenvolver até 150 cavalos de potência a 5.750 rpm.

A entrega de torque é surpreendentemente linear, alcançando marcas de 20,9/20,2 mkgf a 4.000 rpm, graças, em parte, ao seu câmbio manual de seis marchas e a um peso total de apenas 1.161 kg.

Renault Sandero RS Motor
Foto/Reprodução: Renault

Desempenho Notável: Além dos Números

Quando avaliamos seu desempenho, o Sandero RS se revela um competidor formidável. Sua relação peso/potência de 7,7 kg/cv é excepcional, especialmente considerando seu preço de lançamento abaixo dos R$ 60.000 em 2015.

Ao dirigir, a sensação é de um carro mais ágil do que sugerem os 10 segundos de aceleração de 0 a 100 km/h, cortesia das adaptações em suspensão e sistema de frenagem, que incluem freios a disco nas quatro rodas e direção eletro-hidráulica.

Renault Sandero RS
Foto/Reprodução: Renault

No interior, destaca-se um painel com seletor para três modos de condução: Normal, Sport e Sport+, este último desativando o controle de estabilidade para uma experiência mais visceral.

Essas características posicionam o RS como uma escolha popular para eventos de track day, com proprietários atestando sua capacidade de enfrentar um dia inteiro de corridas sem hesitar.

Contudo, nem tudo é perfeito. O acabamento interno do Sandero RS recebe críticas pela qualidade dos materiais, que tendem a produzir ruídos, especialmente em unidades mais rodadas.

O consumo de combustível elevado de no máximo 9 km/l é outra ressalva, consequência de seu apelo à condução esportiva.

Segurança e Edições Especiais

Apesar de seus bancos esportivos e detalhes internos cativantes, o pacote de segurança básico até 2020 incluía apenas dois airbags, deixando a desejar em comparação com modelos concorrentes.

Destaca-se, porém, a edição limitada RS Racing Spirit, com apenas 1.500 unidades disponíveis, apresentando detalhes exclusivos como pinças de freio vermelhas e pneus Michelin Pilot Sport 4.

Renault Sandero RS preço
Foto/Reprodução: Renault

O Legado do Sandero RS

Com a reestilização de 2020, o Sandero RS recebeu atualizações significativas, incluindo lanternas traseiras LED e um interior com novos padrões de design.

No entanto, a produção deste icônico modelo foi concluída em 2021, marcando o fim de uma era para os entusiastas de esportivos acessíveis no Brasil.

Problemas Comuns e Dicas de Manutenção

Proprietários do Sandero RS devem estar atentos a sinais de desgaste em componentes como a embreagem, o câmbio e o sistema de suspensão e freios, além de evitar modificações que possam comprometer a garantia ou a integridade do veículo.

O Renault Sandero RS é celebrado como um verdadeiro esportivo à moda antiga, evocando os lendários esportivos dos anos 80 e 90.

Equipado com motor aspirado e câmbio manual, oferece uma mistura rara de desempenho e estética esportiva, ainda a um preço acessível.

Embora seu design e funcionalidades tenham sido modernizados, o Sandero RS continua sendo uma referência no segmento de esportivos acessíveis, prometendo a emoção da condução esportiva a um cust

o mais baixo. Uma verdadeira peça de resistência para quem procura a combinação perfeita de performance, estilo e praticidade no dia a dia.

Ficha técnica do Renault Sandero RS 2.0

Design e Capacidade
Tipo de Carroceria Monobloco de 2 volumes, 5 passageiros, 4 portas
Motorização
Tipo Quatro tempos, bicombustível (gasolina/etanol), quatro cilindros em linha, 16 válvulas
Tração Dianteira
Cilindrada 1.998 cm³
Diâmetro x Curso 82,7mm x 93,0 mm
Taxa de Compressão 11,2:1
Potência Máxima (ABNT) 145 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 150 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque Máximo (ABNT) 20,2 kgfm (gasolina) @ 4.000 rpm / 20,9 kgfm (etanol) @ 4.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica multiponto sequencial
Pneus e Suspensão
Pneus/Rodas 195/55 R16 (opção para 205/45 R17)
Suspensão Dianteira MacPherson, triângulos inferiores, amortecedor hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Suspensão Traseira Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com efeito estabilizador
Sistema de Freios
Dianteiros Discos ventilados de 280 mm de diâmetro e 24 mm espessura
Traseiros Discos com 240 mm de diâmetro
Direção
Tipo Eletrohidráulica
Diâmetro de Giro 10,6 m
Transmissão
Tipo Manual, 6 velocidades e marcha ré
Relações de Marcha
3,73:1
2,10:1
1,63:1
1,29:1
1,02:1
0,81:1
3,54:1
Diferencial 4,12:1
Capacidades
Tanque de Combustível 50 litros
Porta-malas 320 litros
Carga Útil 458 kg
Peso (em ordem de marcha) 1.161 kg
Dimensões
Entre-eixos 2.590 mm
Comprimento 4.068 mm
Altura 1.499 mm
Largura (sem retrovisores) 1.733 mm
Desempenho
Aceleração 0 a 100 km/h 8,4 segundos (gasolina) / 8,0 segundos (etanol)
Velocidade Máxima 200 km/h (gasolina) / 202 km/h (etanol)

Quanto custa um Sandero RS?

Confira abaixo os preços de um Renault Sandero RS nos dias atuais e também o custo para mantê-lo.

Preço médio dos Renault Sandero RS usados (KBB)
Modelo Preço Médio
2015 R$ 50.889
2016 R$ 55.624
2017 R$ 61.217
2018 R$ 62.180
2019 R$ 69.092
2020 R$ 73.277
2021 R$ 79.616
Preço das peças
Peças Preço (R$)
Para-choque dianteiro Original: 862 / Paralelo: 900
Farol completo (cada um) Original: 724 / Paralelo: 660
Espelho retrovisor Original: 485 / Paralelo: 365
Disco de freio (par dianteiro) Original: 775 / Paralelo: 230
Pastilhas de freio (par dianteiro) Original: 435 / Paralelo: 180
Amortecedores Original: 1.373 / Paralelo: 1.020
Kit de embreagem Original: 994 / Paralelo: 900
Correia dentada (kit) Original: 460 / Paralelo: 400

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.