Onix: Correia dentada banhada a óleo é o Problema Crítico do Veículo
Recentemente, minha caixa de mensagens ficou cheia de dúvidas de leitores sobre um assunto que tem dado o que falar entre os proprietários do Chevrolet Onix: os problemas da correia dentada banhada a óleo.
Além disso, alguns vídeos que vi no TikTok e discussões acaloradas em fóruns, como esse no Reddit, só reforçaram que essa questão está deixando muita gente preocupada.
Por isso, decidi mergulhar de cabeça nesse tema e trazer uma análise detalhada para você que está se perguntando: “Será que meu Onix está correndo riscos?” ou “Vale a pena comprar um carro com essa tecnologia?”.
Ah, e antes de seguir, confesso que o vídeo do @CarrosComTiago no TikTok também me chamou bastante atenção. Lá, ele mostra os detalhes do desgaste da correia e como esse problema pode acabar saindo caro.
Foi impossível não lembrar de algumas histórias de leitores que relataram situações parecidas e também de um perrengue que eu mesmo passei anos atrás com um carro que deu problema no motor por causa da bendita correia dentada.
Então, se você também quer entender o que está por trás dessa polêmica, como evitar dores de cabeça e quais lições dá para tirar dessa experiência, segue comigo que vou explicar tudo com um toque pessoal e aquele papo direto, sem enrolação.
A inovação que virou dor de cabeça para muitos
Antes de mais nada, vale a pena explicar o que é essa tal de correia dentada banhada a óleo. Nos motores mais recentes do Chevrolet Onix, especialmente nos modelos 1.0 turbo, a montadora decidiu inovar e introduzir uma correia dentada que, ao invés de funcionar “seca” como nas versões tradicionais, opera imersa no óleo do motor.
Parece uma sacada genial, não é? Afinal, teoricamente, essa tecnologia promete menos atrito, maior durabilidade e uma redução no consumo de combustível.
A Chevrolet chegou a afirmar que a troca da correia só seria necessária após 240 mil km ou 10 anos, o que, convenhamos, soa como música para os ouvidos de qualquer motorista.
Porém, na prática, a história tem sido bem diferente. Muitos proprietários estão enfrentando desgaste prematuro da peça, o que gera não apenas frustração, mas também um belo rombo no orçamento.
Problemas reais: o que dizem os motoristas?
Desde que comecei a receber mensagens sobre esse problema, decidi investigar um pouco mais. E vou te falar: os relatos de donos do Onix sobre a correia banhada a óleo são de tirar o sono.
Em um tópico específico no Reddit, intitulado “Onix 2020: Correia banhada a óleo”, encontrei histórias de motoristas que, mesmo cuidando bem do carro, perceberam o desgaste da correia muito antes do previsto.
Um dos relatos que mais chamou minha atenção foi de um dono de um Onix 2020 que comentou:
“Comprei o carro zero e sempre fiz todas as revisões no prazo.
Mesmo assim, com 70 mil km rodados, comecei a ouvir um barulho estranho no motor. Quando levei na oficina, descobri que a correia já estava no fim da vida e precisava ser trocada. Só que a troca saiu muito mais cara do que eu esperava.”
Outro caso parecido apareceu no vídeo do Carros com Tiago no TikTok. Ele mostra como o desgaste da correia pode se transformar em um grande problema, afetando outras partes do motor e gerando um custo de reparo bem maior do que o planejado.
Esses relatos me fizeram lembrar de uma experiência pessoal. Alguns anos atrás, passei por uma situação semelhante com outro carro.
A correia dentada do motor começou a apresentar sinais de desgaste, mas, como não era algo visível, só percebi quando o motor começou a falhar.
O resultado? Um conserto que pesou no bolso e me ensinou a nunca ignorar os “sinais” que o carro dá.
Por que isso acontece?
Mas afinal, por que a correia banhada a óleo tem causado tantos problemas? Conversei com alguns mecânicos de confiança e fiz algumas pesquisas para entender melhor.
O que descobri é que, na maioria dos casos, o problema está relacionado a dois fatores principais:
- Qualidade do material da correia: Como a peça fica imersa no óleo, é fundamental que ela seja feita de um material resistente às condições do motor. Porém, há relatos de que o material utilizado pela Chevrolet não está atendendo às expectativas de durabilidade.
- Trocas de óleo mal feitas: Outro ponto que não pode ser ignorado é o impacto do óleo usado no motor. Se o óleo não for trocado regularmente ou se for de baixa qualidade, ele pode acabar contaminando a correia e acelerando o desgaste.
Um mecânico que acompanho no YouTube resumiu bem a questão: “O motor é um sistema integrado. Se o óleo está ruim, ele vai afetar outros componentes, como a correia. Por isso, é fundamental seguir o cronograma de manutenção à risca.”
O custo do prejuízo
O que mais tem incomodado os donos do Chevrolet Onix, além do desgaste prematuro, é o alto custo para realizar a troca da correia.
Em algumas oficinas autorizadas, o serviço pode chegar a custar mais de R$ 2.500, dependendo da região. E, como já vimos nos relatos, muitos donos foram pegos de surpresa, acreditando que não precisariam se preocupar com isso antes dos 240 mil km prometidos pela montadora.
O maior problema, no entanto, é o que acontece se você não troca a correia a tempo. Se ela romper, o estrago no motor pode ser devastador, resultando em danos como válvulas entortadas ou até mesmo pistões comprometidos. Nesse caso, o custo do reparo pode ultrapassar facilmente os R$ 10.000.
Se você tem um Onix ou está pensando em comprar um, a dica de ouro é: não ignore os sinais do motor. Barulhos estranhos, perda de potência ou mesmo uma revisão atrasada podem ser um prenúncio de problemas maiores.
Lições aprendidas e dicas para evitar problemas maiores
Essa situação do Onix nos ensina algumas lições importantes, que podem ajudar não apenas quem já possui o carro, mas também quem está avaliando a compra de um veículo com essa tecnologia. Aqui vão algumas dicas que podem salvar o seu bolso:
- Troque o óleo regularmente – Seguir o prazo de troca do óleo é fundamental para evitar a contaminação da correia. Use sempre óleos de boa qualidade e recomendados pelo fabricante.
- Fique atento aos sinais – Ruídos incomuns no motor ou alterações no desempenho podem indicar que algo não está funcionando como deveria.
- Faça revisões preventivas – Mesmo que a Chevrolet diga que a troca só deve ser feita a cada 240 mil km, considere pedir uma inspeção da correia nas revisões regulares. É melhor prevenir do que remediar.
- Pesquise antes de comprar – Se você está considerando adquirir um Onix, pergunte ao vendedor sobre o histórico de revisões e o estado da correia.
E você, já passou por isso? Compartilhe sua história!
Agora é a sua vez! Você já teve problemas com a correia dentada banhada a óleo do Chevrolet Onix? Ou talvez tenha alguma dica para evitar esses contratempos? Quero ouvir a sua história! Deixe um comentário abaixo ou envie uma mensagem para noticiassobreautomóvel.com.br.
Compartilhar experiências pode ajudar outras pessoas a enfrentarem ou até evitarem dores de cabeça com seus carros. Vamos conversar?