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O que é feito com pneus velhos?

Quando pensamos em pneus velhos, a imagem de montanhas de borracha descartada em aterros sanitários muitas vezes vem à mente. No entanto, essa prática, além de ambientalmente prejudicial, apresenta uma série de problemas.

Pneus velhos podem levar desde a contaminação do solo e da água até o risco de incêndios. Felizmente, a reciclagem de pneus surge como uma solução eficaz para mitigar esses problemas e promover a sustentabilidade ambiental.

Problemas do Aterro de Pneus

  • Proliferação de mosquitos como os da dengue, aumentando o risco de doenças transmitidas por eles.
  • Contaminação do solo e da água com os produtos químicos presentes nos pneus.
  • Risco de incêndios, que podem ser difíceis de controlar e liberar substâncias tóxicas no ar

Mas o que é feito com pneus velhos?

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Foto/Reprodução

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O que é feito com pneus velhos?

No Brasil, aproximadamente 55% dos pneus descartados são reutilizados em obras de infraestrutura, como rodovias e pistas de atletismo, demonstrando a versatilidade e utilidade desses materiais reciclados.

Os 45% restantes são submetidos a processos de reciclagem e transformados em uma variedade de produtos.

A reciclagem de pneus oferece uma alternativa inteligente e ambientalmente responsável para lidar com esses resíduos. Existem diferentes métodos de reciclagem, cada um com suas próprias vantagens e aplicações:

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Foto/Reprodução
  • Reciclagem Mecânico-Química: Trituração dos pneus em pedaços menores, separando os materiais (borracha, aço, têxtil) para processamento. A borracha reciclada é utilizada na fabricação de novos produtos.
  • Reciclagem por Micro-ondas: Utiliza uma espécie de micro-ondas para aquecer os pneus. Isso acaba quebrando as moléculas de borracha e liberando gases e óleos. A borracha restante pode ser reutilizada na produção de novos itens.
  • Reciclagem por Ultrassom: Utilização de ultrassom para modificar os pneus, criando bolhas que quebram a borracha em pedaços menores. A borracha reciclada pode ser empregada em diversas aplicações.
  • Pirólise: Aquecimento dos pneus em ambiente sem oxigênio, liberando gases, óleos e carvão. O carvão pode ser utilizado como combustível, enquanto a borracha restante é reaproveitada na fabricação de novos produtos.

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