Site de notícias de automóveis

Novas Categorias da CNH: Entenda o que São A12 e B1

Recentemente, o sistema de categorização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil passou por uma leve atualização, tudo para se alinhar a um padrão internacional.

Essa mudança foi implementada não apenas para facilitar a fiscalização de CNHs internacionais, mas também para ajudar a prevenir fraudes e golpes.

Embora possa parecer que a CNH tenha sofrido grandes alterações, na realidade, as novas categorias são mais uma adequação a normas globais do que uma transformação real do sistema brasileiro.

Ou seja, nada irá mudar para os motoristas brasileiros, mas os agentes de trânsito precisam se adequar às novas normas.

Categorias da CNH no Brasil

O sistema de habilitação no Brasil divide-se em cinco principais categorias, cada uma com seus requisitos específicos. As categorias da CNH no Brasil são ACC, A, B, C, D e E.

ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor)

Essa categoria permite dirigir ciclomotores, conhecidos como “cinquentinhas”. A idade mínima é de 18 anos e não exige exames médicos.

categorias cnh-
Foto/Reprodução

Categoria A

Permite dirigir motocicletas, motonetas e triciclos. A idade mínima é de 18 anos e exige exame prático de direção e teórico específico para motos.

Categoria B

A mais comum, permite dirigir carros, vans e caminhonetes com capacidade de até 3,5 toneladas e até 8 passageiros. A idade mínima é de 18 anos e exige exame prático de direção e teórico específico para carros.

Categoria C

Permite dirigir caminhões, caminhonetes e vans de carga com peso bruto total (PBT) superior a 3,5 toneladas, além dos veículos da categoria B. A idade mínima é de 21 anos e exige exame prático de direção e teórico específico para caminhões.

Categoria D

Permite dirigir ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros com lotação superior a 8 pessoas, além dos veículos das categorias B e C. A idade mínima é de 21 anos e exige exame prático de direção e teórico específico para ônibus.

Categoria E

Permite adicionar reboques e semirreboques aos veículos das categorias B, C e D, desde que a combinação não exceda 6 toneladas de PBT.

A idade mínima de 21 anos e 1 ano de experiência na categoria C, exige exame prático de direção específico para veículos com reboque.

Novas Categorias da CNH: Entenda o que São A12 e B1
Foto/Reprodução

Novas Categorias da CNH: Entenda o que São A12 e B1

As novas categorias da CNH são: A1, B1, C1, D1, BE, CE, C1E, DE e D1E. Estas categorias foram criadas para se alinhar com padrões internacionais e facilitar a identificação de habilitações para diferentes tipos de veículos.

Por exemplo, a categoria A1 é similar à categoria A, mas destinada a motos de baixa cilindrada. Já a categoria B1 permite a condução de quadriciclos.

A Importância da Nova Categorização

Essas novas categorias têm como objetivo principal a adequação às normas internacionais, facilitando a fiscalização de motoristas estrangeiros no Brasil e vice-versa.

Além disso, ajudam a evitar fraudes, pois cada categoria possui critérios específicos de treinamento e testes que devem ser cumpridos.

Para motoristas brasileiros, entender essas novas categorias é fundamental. Por exemplo, alguém que trabalha com transporte escolar precisa estar ciente de que a categoria D1 é agora a sua referência, podendo conduzir veículos com até 16 passageiros. Já quem dirige veículos de carga média deve estar atento à categoria C1.

Para mais informações, é sempre recomendável consultar o DETRAN do seu estado e estar atualizado com as últimas regulamentações.

A nova CNH é uma evolução necessária para acompanhar as mudanças mundiais e garantir que nossas estradas sejam mais seguras para todos.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário