Honda Civic 2008: A história de um ícone que revolucionou o mercado
O Honda Civic, em sua oitava geração, aterrissou no Brasil em 2006 sob o apelido de “New Civic” e rapidamente se estabeleceu como um ícone de inovação e desempenho no segmento de sedãs médios.
Com um design revolucionário e uma performance impressionante, este modelo marcou uma era, criando uma legião de fãs e elevando o padrão de qualidade e estilo.
Quando o New Civic foi lançado no Brasil, ele representou uma verdadeira revolução estética e mecânica no segmento de sedãs médios.
Com linhas que lembravam uma nave espacial, o Civic de oitava geração destoou completamente da tradicional sobriedade do segmento, trazendo um design futurista e uma postura esportiva que capturou a imaginação do público brasileiro.
O modelo rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos, solidificando a reputação da Honda por inovar sem medo de ousar.
Honda Civic 2008: A história de um ícone que revolucionou o mercado
A trajetória do New Civic no Brasil foi marcada por constantes inovações e melhorias, garantindo que o modelo permanecesse à frente de seu tempo. Confira os principais marcos dessa evolução:
- 2006: Lançamento com as versões LXS e EXS, equipadas com o motor 1.8 flex de até 140 cv.
- 2007: Chegada da versão Si, com motor 2.0 de 192 cv, apelando para o público amante de esportividade.
- 2008: Incorporação de airbags laterais e freios ABS em todas as versões, elevando o padrão de segurança.
- 2009: A versão EXS ganha um teto solar elétrico, adicionando ainda mais luxo e conforto.
- 2010: Leves mudanças estéticas, como o novo para-choque dianteiro e lanternas traseiras, mantendo o modelo atualizado.
- 2011: Introdução do câmbio automático de 5 velocidades como opcional para a versão LXS no último ano da geração.
Sucesso e Legado
O legado do New Civic é inegável. Ao estabelecer novos padrões de design, desempenho e segurança, ele não apenas se consolidou como um dos modelos mais emblemáticos da Honda no Brasil, mas também influenciou gerações futuras de veículos da marca.
A oitava geração do Civic é lembrada por muitos como um divisor de águas, um carro que combinava perfeitamente a confiabilidade japonesa com um apelo estético e esportivo irresistível.
Preços, desempenho e Especificações
A oitava geração do Honda Civic não apenas impressionou pelo design e inovações estéticas, mas também se destacou por seu desempenho mecânico e eficiência.
Abaixo, detalhamos as especificações técnicas das versões LXS/EXS e Si, que evidenciam o equilíbrio entre performance e economia de combustível.
Civic LXS/EXS
- Motor: 1.8 flex
- Câmbio: Manual/Automático
- Consumo (cidade/estrada): 7,9/11,4 km/l com gasolina
- Potência: 140 cv com gasolina e 138 cv com álcool
- Velocidade máxima: 190 km/h
- 0 a 100 km/h: 9,9 s (Manual) / 10,9 s (Automático)
Estas versões equilibram perfeitamente a necessidade de eficiência no consumo com a demanda por potência e desempenho. A versatilidade do motor 1.8 flex, aliada às opções de câmbio manual ou automático, oferece uma experiência de condução adaptável, tanto para o uso diário quanto para viagens mais longas.
Civic Si
- Motor: 2.0
- Câmbio: Manual de 6 velocidades
- Consumo (cidade/estrada): 7,5/10,8 km/l com gasolina
- Potência: 192 cv
- Velocidade máxima: 225 km/h
- 0 a 100 km/h: 7,8 s
A versão Si é a escolha para os entusiastas de automóveis que procuram um desempenho superior. Com um motor 2.0 potente, câmbio manual de 6 velocidades e aceleração rápida, esta versão se destaca no segmento de sedãs médios como uma opção esportiva e ágil.
O consumo de combustível, embora um pouco mais elevado, é compensado pela experiência de condução envolvente e pela performance excepcional.
Para aqueles interessados na aquisição de um veículo seminovo, os valores médios do Honda Civic de oitava geração oscilam entre R$ 35.000 e R$ 62.000.
Essa variação de preço depende de diversos fatores, como o ano de fabricação e o estado de conservação do automóvel, refletindo sua apreciação e demanda no mercado de carros usados.
Abaixo, você encontrará uma tabela detalhada dos preços:
Versão | Ano | Preço (novo) | Preço médio (usado) | Detalhes |
---|---|---|---|---|
LXS | 2006 | R$ 59.600 | R$ 35.000 | Motor 1.8 flex, câmbio manual de 5 velocidades. |
EXS | 2006 | R$ 77.600 | R$ 42.000 | Motor 1.8 flex, câmbio automático de 5 velocidades. |
Si | 2007 | R$ 99.000 | R$ 48.000 | Motor 2.0, câmbio manual de 6 velocidades. |
LXS | 2008 | R$ 62.900 | R$ 42.000 | Airbags laterais e freios ABS de série. |
EXS | 2008 | R$ 80.900 | R$ 48.000 | Airbags laterais e freios ABS de série. |
Si | 2008 | R$ 102.900 | R$ 52.000 | Airbags laterais e freios ABS de série. |
LXS | 2009 | R$ 64.900 | R$ 45.000 | Teto solar elétrico na versão EXS. |
EXS | 2009 | R$ 82.900 | R$ 50.000 | Teto solar elétrico. |
Si | 2009 | R$ 104.900 | R$ 55.000 | Teto solar elétrico. |
LXS | 2010 | R$ 67.900 | R$ 48.000 | Novas lanternas traseiras e para-choque dianteiro. |
EXS | 2010 | R$ 85.900 | R$ 53.000 | Novas lanternas traseiras e para-choque dianteiro. |
Si | 2010 | R$ 107.900 | R$ 58.000 | Novas lanternas traseiras e para-choque dianteiro. |
LXS | 2011 | R$ 72.900 | R$ 52.000 | Câmbio automático de 5 velocidades como opcional. |
EXS | 2011 | R$ 82.900 | R$ 57.000 | Câmbio automático de 5 velocidades como opcional. |
Si | 2011 | R$ 112.900 | R$ 62.000 | Câmbio automático de 5 velocidades como opcional. |
Quando lançado, o Honda Civic novo apresentava uma variedade de preços, começando com o acessível LXS até o dinâmico Si, demonstrando a capacidade do modelo de satisfazer uma ampla gama de preferências dos consumidores.
Por fim, as especificações técnicas, como consumo, potência, velocidade máxima e tempo de aceleração, reiteram o equilíbrio entre eficiência e performance que o New Civic oferecia, com destaque para a versão Si, que se posicionava como uma das opções mais velozes e ágeis do segmento.
Leia também
Astra Hatch SS: O esportivo que marcou a Geração X e Millennials
Corsa 2025: O Retorno Triunfal do Queridinho Brasileiro?
Toyota C-HR: O Crossover Híbrido Revolucionário que Pode Desbancar no Brasil
A oitava geração do Honda Civic no Brasil é um caso de estudo sobre como a inovação, acompanhada de uma estratégia de mercado bem executada, pode criar um legado duradouro.
O New Civic não foi apenas um carro; foi uma declaração de intenções da Honda, um símbolo de evolução que continua a inspirar até hoje.
Seu design atemporal, aliado a um desempenho robusto e uma confiabilidade exemplar, garantiu um lugar especial nos corações dos brasileiros, marcando definitivamente a história automobilística do país.
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!