Site de notícias de automóveis

Honda CB 600F Hornet é a Moto Usada Mais Desejada de 2024

Lançada no Brasil em 2004, a Honda CB 600F Hornet rapidamente revolucionou o mercado das naked e se tornou um ícone absoluto entre os entusiastas de motocicletas.

Mesmo aposentada há uma década, a Hornet continua despertando paixões e liderando a busca por modelos usados nas plataformas de vendas online em 2024.

Desde que saiu de linha em 2014, com quase 50 mil unidades vendidas, a Hornet mantém seu posto no topo da lista das motos usadas mais procuradas, seguida pela BMW G 310 GS e pela Yamaha NMax 160.

Apesar do preço elevado devido à alta demanda e oferta limitada, encontrar uma Hornet em bom estado tornou-se uma tarefa digna de um verdadeiro caçador de relíquias.

Honda CB 600F Hornet é a Moto Usada Mais Desejada de 2024
Foto/Reprodução: Honda

Honda CB 600F Hornet é a Moto Usada Mais Desejada de 2024

A paixão pela Hornet é tão grande que a Honda decidiu ressuscitar o modelo em 2022, revelando a CB 750 Hornet, que chega ao Brasil este ano.

No entanto, a nova versão tem recebido críticas por seu design, que difere do visual lendário que todos conhecem e amam, e pelo ronco do motor de dois cilindros paralelos, em vez do icônico motor quatro cilindros em linha que caracterizou a Hornet original.

Ainda assim, a nova Hornet promete manter o espírito esportivo e a alma rebelde que fizeram da sua predecessora um sucesso tão duradouro.

Afinal, o nome Hornet tem um peso especial entre os fãs de motos – uma verdadeira lenda que se recusa a desaparecer.

Curioso para descobrir mais sobre essa nova versão e relembrar a história da Hornet? Fique conosco e vamos explorar juntos!

Principais Destaques Hornet
Foto/Reprodução: Honda
Principais Destaques:
  • Potência Imbatível: O motor de quatro cilindros em linha de 599 cm³, derivado da CBR 600, produzia 96,5 cv de potência e 6,43 kgf.m de torque na primeira geração.
  • Desempenho Superior: A CB 650R, que substituiu a Hornet, oferece 88,4 cv, enquanto a última geração da Hornet chegava a 102 cv.
  • Esportividade: A Hornet, baseada na CBR 600RR, trazia o conceito de streetfighter para as naked e adicionava suspensão dianteira invertida na segunda geração.
  • Comparativo com Concorrentes: Sua potência era superior à Suzuki Bandit 650 e à Yamaha XJ6, além de ser mais leve e fácil de pilotar.
  • Custo-Benefício: Com valores ao redor de R$ 30 mil, a Hornet oferecia um pacote esportivo a um preço competitivo.

A primeira geração da Hornet chegou ao Brasil em 2004, com motor derivado da CBR 600, ainda carburado, produzindo 96,5 cv a 12.000 rpm e torque de 6,43 kgf.m a 9.500 rpm.

Essa potência não foi superada nem pela CB 650R, que ocupa o lugar da Hornet como naked média da Honda, mas que oferece apenas 88,4 cv de potência e 6,13 kgf.m de torque.

Nas gerações posteriores, a Hornet recebeu injeção eletrônica e produziu 102 cv de potência máxima. A combinação do potente motor tetracilíndrico e o chassi de alumínio tornaram a Hornet uma referência em esportividade e facilidade de pilotagem.

Características Esportivas

A Hornet traduzia perfeitamente o conceito de streetfighter, trazendo para as ruas a essência esportiva da CBR 600RR.

A segunda geração, lançada em 2008, adicionou suspensões dianteiras invertidas, item incomum na categoria. O modelo que substituiu a Hornet, a CB 650R, só ganhou essa característica em 2020.

A Hornet era a líder do segmento por oferecer especificações superiores às concorrentes. A Suzuki Bandit 650 produzia 84 cv e a Yamaha XJ6, apenas 77,5 cv, enquanto a Hornet entregava até 102 cv.

Além disso, o quadro de alumínio tornava-a mais leve (177 kg) e fácil de pilotar, em comparação com a Bandit 650 (215 kg) e a Kawasaki Z 750 (203 kg).

Quanto é que tá a Hornet
Foto/Reprodução: Honda

Quanto é que tá a Hornet?

Apesar de não ser barata, a Hornet tinha um preço competitivo, oferecendo um excelente custo-benefício. A segunda geração, lançada em 2008, custava R$ 30.837, enquanto as concorrentes Yamaha FZ6N e Suzuki Bandit 650N saíam por R$ 35 mil e R$ 31.151, respectivamente.

Hoje, um modelo da primeira geração pode ser encontrado por cerca de R$ 25 mil, mas é difícil achar um em boas condições.

Já a segunda geração, com injeção eletrônica e suspensões invertidas, pode ser adquirida por cerca de R$ 30 mil.

Os últimos modelos, com visual inspirado na CB 1000R e painel digital, não são encontrados por menos de R$ 38 mil.

Leia também:

Bajaj Dominar 200 ou Yamaha Fazer 250: Qual é a Melhor Alternativa Econômica?

SHI 175: Moto Trail Econômica e Acessível por Apenas R$ 13.490,00

Ninja ZX-6R 2025 no Brasil: Chegou a Superesportiva dos Sonhos!

O Renascimento da Hornet

Como mencionado no início da matéria, a nostalgia é tão grande que a Honda decidiu ressuscitar a Hornet, revelando a CB 750 Hornet, que chega ao Brasil este ano.

Nós já adiantamos as principais novidades da nova naked em uma matéria recente.Apesar de utilizar um motor de dois cilindros paralelos, em vez do tradicional quatro em linha, a nova Hornet promete manter a alma esportiva que conquistou tantos fãs.

A Honda CB 600F Hornet é um ícone que se recusa a desaparecer do coração dos motociclistas brasileiros.

Com sua potência imbatível, esportividade e excelente custo-benefício, a Hornet permanece no topo da lista das motos usadas mais procuradas e continua despertando paixões, provando que algumas lendas nunca morrem.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário