A Harley-Davidson Night Rod Special carrega consigo uma rica história, conhecida por seu estilo custom clássico e, é claro, os icônicos motores V-twin.
No entanto, em 2002, essa renomada marca americana decidiu ousar e seguir por um caminho diferente.
O que tornou a situação ainda mais surpreendente foi a colaboração com os engenheiros alemães da Porsche, que foram convocados para auxiliar nessa empreitada. Parece curioso, não é mesmo? Vamos descobrir como surgiu a Night Rod.
Conheça os principais detalhes da Harley-Davidson Night Rod Special
O grande esforço da parceria entre a Harley e a Porsche não poderia ser apenas mais um conjunto comum.
Nem mesmo poderia ser inserido em um modelo já existente no mercado. Assim, surgiu o conceito de design da Harley-Davidson Night Rod Special.
Embora, atualmente, após 20 anos desde o lançamento da moto, seja fácil reconhecê-la como uma Harley, saiba que isso não ocorreu na sua estreia, esse modelo abriu uma porta totalmente nova para a fabricante.
Em vez de manter uma imagem ligada ao legado da H-D, a V-Rod trouxe ideias contemporâneas inovadoras.
Seu quadro foi construído em tubos e diversos componentes de alumínio foram utilizados, incluindo o braço oscilante e os painéis externos.
O metal também estava presente nas rodas de alumínio, calçadas com pneus radiais esportivos sem câmara, que eram verdadeiros pneus de arrancada.
Na parte traseira, o pneu tinha uma largura de 240 mm, perfil 40 e aro de 18 polegadas de diâmetro.
Outro detalhe chamativo era o brilhante tanque de gasolina falso, colocado no topo do chassi, usado para acomodar a caixa de ar. O tanque de combustível real ficava localizado sob o assento.
Ah, não podemos esquecer das duas ponteiras de escape, estilizadas com linhas mais tradicionais da Harley.
Informações sobre o motor
Para tornar a situação ainda mais interessante – ou talvez melhor – esse motor foi desenvolvido pela Porsche! Tratava-se do V2 de 60 graus DOHC com 1.131 cc.
Para aquela época, a impressionante obra da engenharia alemã entregava 122 cv a 7.750 rpm e um torque máximo de 11,9 kgf.m a 6.750 rpm.
Uma motocicleta com 290 kg, capaz de alcançar 0 a 200 km/h em 8 segundos, certamente possui seu charme. E essa verdadeira preciosidade também desembarcou no Brasil.
Na época, o valor dessa máquina era de 100 mil reais (em 2002!!). Anos mais tarde, nos últimos meses de 2012, esse modelo se tornou o mais vendido da marca no país – com uma média de 80 unidades vendidas por mês, a Harley-Davidson Night Rod Special, conheça também a versão Low Rider S e a Iron 883.
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!