É permitido pelo DETRAN colocar farol de LED no veículo em 2025?
Pode colocar LED no farol 2025?
Desde 2021 é proibido trocar faróis com lâmpadas halógenas por lâmpadas de LED. A Resolução 667/17 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) coloca que:
- “É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original de fabricante”.
Leia também:
Lei do insulfilm: Veja as novas regras para 2025
É permitido pelo DETRAN colocar farol de LED no veículo em 2025?
Se o carro originalmente não vem com lâmpadas halógenas, não pode mudá-las. Mas se de fábrica, a mudança puder ser feita?
Bom, caso antes de você comprar um carro a montadora te dá a opção entre faróis de LED ou halógenos, então não entra na proibição.
Só que modelos mais modernos dificilmente não vem sem faróis de LED. Modelos mais antigos que acabam tendo lâmpadas halógenas.
Sendo assim, se você comprar um carro usado que venha com faróis halógenos, deve permanecer assim. Não pode trocar, lembre-se.
Essa regra também serve para motos, não é possível instalar faróis de LED se não vem de fábrica. Desrespeitar a regra pode gerar penalidades.
Farol de LED e halógeno: Qual a infração se trocar?
Caso você troque as luzes halógenas por LED, há aí uma infração. A infração é considerada grave para qualquer tipo de veículo.
Com isso, são descontados até 5 pontos na sua habilitação e a multa é de R$ 195,23. Ainda o veículo pode ser retido pelo DETRAN, até você regularize a situação.
Além disso, os faróis de LED devem estar de acordo com algumas regras. A principal é que tenham a luz branca em todas as intensidades.
Também é proibido andar em vias públicas com faróis de LED queimados. Essa é uma infração média que gera multa de R$ 130,16 e menos 4 pontos na carteira.
Por isso, é muito importante que você se atente às regras para não sofrer penalidades. E então, já sabia dessa resolução do CONTRAN?
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!
Maior cachorrada, legislação porca.
O que precisa ser avaliado é o controle sobre o feixe de luz e o corte, a intensidade de luz deve-se adotar um limite e pronto.
Mas ao invés disso, te obrigam a ficar com itens tecnológicos obsoletos que inclusive prejudicam a segurança do motorista e terceiros.
Os imbecis que legislam sobre isso, tem o modelo de ponta de carro que eles escolhem todo ano, pra eles vai ter farol LED na intensidade que eles quiserem.