Honda CB 300 R: Preço cativante, mas trinca o cabeçote – Será que vale a pena?
Lançada em junho de 2009, a Honda CB300R chegou ao mercado com o objetivo de substituir a CBX 250 Twister, trazendo consigo a promessa de maior potência, avanços tecnológicos e um aumento significativo no conforto.
Este modelo se destacou imediatamente por incorporar recursos como injeção eletrônica, freios a disco em ambas as rodas e uma suspensão dianteira do tipo telescópica, marcando seu território no segmento com estas inovações.
Sua chegada ao mercado foi recebida com entusiasmo, e a CB300R rapidamente escalou as paradas de vendas, assumindo a liderança entre as motocicletas de sua categoria no Brasil.
No entanto, a trajetória de sucesso da moto enfrentou obstáculos em 2013, quando começaram a emergir queixas relacionadas a defeitos no cabeçote do motor.
Esses problemas, que incluíam rachaduras e até rupturas, afetaram milhares de unidades e exigiram uma ação imediata da Honda, que promoveu um recall para corrigir o defeito. Apesar da medida, a reputação da CB300R sofreu um duro golpe.
Em face das adversidades, a Honda decidiu retirar a CB300R do mercado brasileiro em 2018, citando a redução nas vendas e os persistentes problemas do cabeçote como razões para a descontinuação.
Honda CB300R: Preço cativante, mas trinca o cabeçote – Será que vale a pena?
Apesar desses contratempos, a moto mantém seu apelo, sendo considerada uma excelente opção no mercado de usados.
Com preços flutuando entre 8.000 e 14.000 reais para unidades em condições ideais, a Naked da Honda se notabiliza pelo seu design arrojado, alta eficiência e um custo de manutenção que não pesa no bolso.
No entanto, é importante reservar cerca de 3.000 reais para a substituição do cabeçote, um procedimento quase inevitável independentemente da sorte do proprietário.
Apesar desse contratempo, o apelo visual da moto e o seu geralmente baixo custo de manutenção compensam. Para aqueles em busca de uma motocicleta econômica, este modelo da Honda certamente merece um lugar na sua garagem.
Confira os detalhes e imagens a seguir, e veja por que, apesar de seus desafios, este modelo permanece uma escolha atraente para muitos.
Tabela de Preços da Honda CB 300 R (2009 – 2018)
Ano | Modelo | Preço Fipe |
---|---|---|
2009 | CB 300R | R$ 8.438 |
2010 | CB 300R | R$ 9.225 |
2011 | CB 300R | R$ 9.467 |
2012 | CB 300R | R$ 10.242 |
2013 | CB 300R | R$ 10.911 |
2014 | CB 300R | R$ 11.752 |
2015 | CB 300R | R$ 12.646 |
2016 | CB 300R | R$ 13.540 |
2017 | CB 300R | R$ 14.434 |
2018 | CB 300R | R$ 15.328 |
Preços de Peças de Reposição e Manutenção da Honda CB 300 R (2009 – 2018):
Categoria | Item | Preço |
---|---|---|
Faróis | Original Honda | R$ 400 – R$ 600 |
Compatível | R$ 150 – R$ 300 | |
Pneus | Dianteiro | R$ 200 – R$ 300 |
Traseiro | R$ 250 – R$ 400 | |
Retrovisores | Original Honda | R$ 100 – R$ 150 cada |
Compatível | R$ 50 – R$ 100 cada | |
Tanque | Usado | R$ 500 – R$ 800 |
Novo (sem pintura) | R$ 1.500 – R$ 2.000 | |
Manutenção | Troca de óleo (mão de obra) | R$ 50 – R$ 100 |
Óleo e filtro | R$ 50 – R$ 100 | |
Revisão geral (mão de obra) | R$ 150 – R$ 300 | |
Peças (variável) | R$ 100 – R$ 500 |
A Honda CB300R destaca-se no segmento de motocicletas com seu motor monocilíndrico de 291,6 cm³, refrigerado a ar, capaz de entregar uma potência de 26,5 cavalos e um torque de 2,81 kgf.m.
Esse propulsor assegura uma performance ágil e responsiva, ideal para a dinâmica do trânsito urbano, permitindo acelerações rápidas e retomadas eficientes.
Além de tudo isso, a moto alcança uma velocidade máxima de 145 km/h e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos.
Um dos pontos fortes da CB300R é sua eficiência no consumo de combustível, apresentando uma média de 24 km/l. Esse índice confere à motocicleta uma autonomia de cerca de 336 quilômetros com um tanque cheio de 14 litros, destacando-se como uma opção econômica para quem valoriza a economia de combustível em motos dessa categoria.
Quanto à ergonomia, a CB300R foi projetada pensando no conforto do piloto. Oferece uma posição de condução ereta e relaxada, com um assento acolchoado e o guidão posicionado numa altura ideal, facilitando a pilotagem por períodos prolongados sem provocar fadiga.
A motocicleta também é equipada com um sistema de suspensão de alta qualidade, capaz de suavizar as irregularidades do pavimento com eficácia.
Em termos de segurança, a CB300R vem com freios a disco na dianteira e a tambor na traseira, garantindo uma capacidade de frenagem robusta.
Adicionalmente, conta com o sistema de freios combinados (CBS), que distribui a força de frenagem de maneira equilibrada entre as rodas dianteira e traseira, aumentando significativamente a segurança do piloto.
Honda CB300R 2009 – 2018: Ficha técnica
Características | Honda CB300R 2009 – 2018 |
---|---|
Motorização | |
Tipo | Monocilíndrico, 4 tempos, OHC, refrigerado a ar |
Cilindrada | 291,6 cm³ |
Diâmetro e curso | 76 x 63 mm |
Taxa de compressão | 10,0:1 |
Potência máxima | 26,5 cv a 7.500 rpm |
Torque máximo | 2,81 kgf.m a 6.000 rpm |
Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI |
Transmissão | 5 velocidades |
Consumo | |
Médio | 24 km/l (cidade/estrada) |
Autonomia | |
Aproximadamente | 336 km (tanque de 14 litros) |
Velocidade máxima | |
Velocidade máxima | 145 km/h |
Velocidade de 0 a 100 km/h | |
Tempo | 9,5 segundos |
Outras informações | |
Sistema de partida | Elétrico |
Freios | Dianteiro a disco hidráulico com pinça de duplo pistão e traseiro a tambor |
Suspensão | Dianteira telescópica com 135 mm de curso e Traseira monoamortecedor com 125 mm de curso |
Pneus | Dianteiro 110/70 – 17 e Traseiro 140/70 – 17 |
Dimensões (CxLxA) | 2.075 x 740 x 1.055 mm |
Distância entre eixos | 1.390 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Peso seco | 147 kg |
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!