Site de notícias de automóveis

Honda CB 300 R: Preço cativante, mas trinca o cabeçote – Será que vale a pena?

Lançada em junho de 2009, a Honda CB300R chegou ao mercado com o objetivo de substituir a CBX 250 Twister, trazendo consigo a promessa de maior potência, avanços tecnológicos e um aumento significativo no conforto.

Este modelo se destacou imediatamente por incorporar recursos como injeção eletrônica, freios a disco em ambas as rodas e uma suspensão dianteira do tipo telescópica, marcando seu território no segmento com estas inovações.

CB300R 2009
Reprodução Honda

Sua chegada ao mercado foi recebida com entusiasmo, e a CB300R rapidamente escalou as paradas de vendas, assumindo a liderança entre as motocicletas de sua categoria no Brasil.

No entanto, a trajetória de sucesso da moto enfrentou obstáculos em 2013, quando começaram a emergir queixas relacionadas a defeitos no cabeçote do motor.

Quantas cilindradas tem a CB 300R
Foto/ Reprodução

Esses problemas, que incluíam rachaduras e até rupturas, afetaram milhares de unidades e exigiram uma ação imediata da Honda, que promoveu um recall para corrigir o defeito. Apesar da medida, a reputação da CB300R sofreu um duro golpe.

Em face das adversidades, a Honda decidiu retirar a CB300R do mercado brasileiro em 2018, citando a redução nas vendas e os persistentes problemas do cabeçote como razões para a descontinuação.

Honda CB300R: Preço cativante, mas trinca o cabeçote – Será que vale a pena?

Apesar desses contratempos, a moto mantém seu apelo, sendo considerada uma excelente opção no mercado de usados.

Com preços flutuando entre 8.000 e 14.000 reais para unidades em condições ideais, a Naked da Honda se notabiliza pelo seu design arrojado, alta eficiência e um custo de manutenção que não pesa no bolso.

No entanto, é importante reservar cerca de 3.000 reais para a substituição do cabeçote, um procedimento quase inevitável independentemente da sorte do proprietário.

Apesar desse contratempo, o apelo visual da moto e o seu geralmente baixo custo de manutenção compensam. Para aqueles em busca de uma motocicleta econômica, este modelo da Honda certamente merece um lugar na sua garagem.

Confira os detalhes e imagens a seguir, e veja por que, apesar de seus desafios, este modelo permanece uma escolha atraente para muitos.

Qual a tabela Fipe da CB 300 2009
Foto/ Reprodução

Tabela de Preços da Honda CB 300 R (2009 – 2018)

Ano Modelo Preço Fipe
2009 CB 300R R$ 8.438
2010 CB 300R R$ 9.225
2011 CB 300R R$ 9.467
2012 CB 300R R$ 10.242
2013 CB 300R R$ 10.911
2014 CB 300R R$ 11.752
2015 CB 300R R$ 12.646
2016 CB 300R R$ 13.540
2017 CB 300R R$ 14.434
2018 CB 300R R$ 15.328

Preços de Peças de Reposição e Manutenção da Honda CB 300 R (2009 – 2018):

Categoria Item Preço
Faróis Original Honda R$ 400 – R$ 600
Compatível R$ 150 – R$ 300
Pneus Dianteiro R$ 200 – R$ 300
Traseiro R$ 250 – R$ 400
Retrovisores Original Honda R$ 100 – R$ 150 cada
Compatível R$ 50 – R$ 100 cada
Tanque Usado R$ 500 – R$ 800
Novo (sem pintura) R$ 1.500 – R$ 2.000
Manutenção Troca de óleo (mão de obra) R$ 50 – R$ 100
Óleo e filtro R$ 50 – R$ 100
Revisão geral (mão de obra) R$ 150 – R$ 300
Peças (variável) R$ 100 – R$ 500

 

A Honda CB300R destaca-se no segmento de motocicletas com seu motor monocilíndrico de 291,6 cm³, refrigerado a ar, capaz de entregar uma potência de 26,5 cavalos e um torque de 2,81 kgf.m.

Esse propulsor assegura uma performance ágil e responsiva, ideal para a dinâmica do trânsito urbano, permitindo acelerações rápidas e retomadas eficientes.

CB300R preço
Foto/ Reprodução

Além de tudo isso, a moto alcança uma velocidade máxima de 145 km/h e é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos.

Um dos pontos fortes da CB300R é sua eficiência no consumo de combustível, apresentando uma média de 24 km/l. Esse índice confere à motocicleta uma autonomia de cerca de 336 quilômetros com um tanque cheio de 14 litros, destacando-se como uma opção econômica para quem valoriza a economia de combustível em motos dessa categoria.

Quanto à ergonomia, a CB300R foi projetada pensando no conforto do piloto. Oferece uma posição de condução ereta e relaxada, com um assento acolchoado e o guidão posicionado numa altura ideal, facilitando a pilotagem por períodos prolongados sem provocar fadiga.

A motocicleta também é equipada com um sistema de suspensão de alta qualidade, capaz de suavizar as irregularidades do pavimento com eficácia.

Em termos de segurança, a CB300R vem com freios a disco na dianteira e a tambor na traseira, garantindo uma capacidade de frenagem robusta.

cb300r 2009
Foto/ Reprodução

Adicionalmente, conta com o sistema de freios combinados (CBS), que distribui a força de frenagem de maneira equilibrada entre as rodas dianteira e traseira, aumentando significativamente a segurança do piloto.

Honda CB300R 2009 – 2018: Ficha técnica

Características Honda CB300R 2009 – 2018
Motorização
Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, OHC, refrigerado a ar
Cilindrada 291,6 cm³
Diâmetro e curso 76 x 63 mm
Taxa de compressão 10,0:1
Potência máxima 26,5 cv a 7.500 rpm
Torque máximo 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação Injeção eletrônica PGM-FI
Transmissão 5 velocidades
Consumo
Médio 24 km/l (cidade/estrada)
Autonomia
Aproximadamente 336 km (tanque de 14 litros)
Velocidade máxima
Velocidade máxima 145 km/h
Velocidade de 0 a 100 km/h
Tempo 9,5 segundos
Outras informações
Sistema de partida Elétrico
Freios Dianteiro a disco hidráulico com pinça de duplo pistão e traseiro a tambor
Suspensão Dianteira telescópica com 135 mm de curso e Traseira monoamortecedor com 125 mm de curso
Pneus Dianteiro 110/70 – 17 e Traseiro 140/70 – 17
Dimensões (CxLxA) 2.075 x 740 x 1.055 mm
Distância entre eixos 1.390 mm
Altura do assento 785 mm
Peso seco 147 kg

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.