Para os aficionados por aventuras em terrenos acidentados, a seleção do automóvel adequado é crucial. Portanto, ressaltamos cinco veículos excepcionais, desenhados especificamente para superar trilhas desafiadoras e obstáculos fora da estrada.
Se está em busca do carro perfeito para suas jornadas além do asfalto, sua procura termina aqui. Apresentamos a você uma lista com os melhores veículos off-road disponíveis no mercado hoje. Preparado para explorá-los?
Carros Off-Road: 05 melhores opções para Trilha
1. Jeep Compass
- Preço de R$ 248.790
- Motor 1.3 híbrido movido à gasolina
- Potência de 180 cv e torque de 27,5 kgfm
O Compass 0 km abre a lista como uma opção bem tecnológica, ainda o Compass entrega muito estilo e uma cabine bem confortável.
Não são todas as variantes do Jeep Compass apresentam sistema de tração 4×4, sendo exclusividade dos modelos Limited e Trailhawk. Nestes, o sistema Jeep Selec-Terrain está presente, possibilitando a seleção entre cinco modos de condução distintos:
- Auto: ajusta a tração de maneira automática para o uso cotidiano.
- Snow: aprimorado para condições de neve.
- Sand/Mud: ideal para navegar em areia e lama.
- Rock: específico para enfrentar trilhas rochosas.
Este mecanismo proporciona tração 4×4 conforme a necessidade, ativando a tração traseira automaticamente ao detectar perda de aderência nas rodas dianteiras.
Consumo cidade | 11,5 km/l (gasolina) |
Consumo estrada | 11,2 km/l (gasolina) |
Tanque de combustível | 36 litros |
Autonomia | 403 km a 414 km |
2. Toyota Hilux
- Preço de R$ 272.190
- Motor 2.8 Turbo Diesel
- Potência de 204 cv e 50,9 kgfm
A Toyota Hilux é uma opção para quem procura uma picape aventureira de muita qualidade. Com um sistema de suspensão robusto, a Hilux vai muito bem no off-road.
O mecanismo de tração 4×4 da Toyota Hilux nova é reconhecido por sua avançada tecnologia e confiabilidade, conhecido como “4×4 Acionado por Botão Eletrônico”, disponibilizando três modos de direção:
- 2H (Tração Traseira): Perfeito para condução regular em vias asfaltadas.
- 4H (Tração Integral em Alta): Equilibra a potência entre as rodas da frente e de trás, otimizando a tração em superfícies deslizantes ou irregulares.
- 4L (Tração Integral em Baixa): Aumenta significativamente o torque, fornecendo a força necessária para vencer desafios em terrenos fora de estrada.
Adicionalmente, o sistema 4×4 da Hilux incorpora funcionalidades essenciais, tais como:
- Bloqueio do Diferencial Traseiro: Evita que as rodas girem em falso em condições de pouca aderência.
- Controle Ativo de Tração (A-TRC): Atua freando as rodas que estão a perder contato com o solo, contribuindo para o controle do veículo.
- Assistência de Arranque em Inclinações (HAC): Auxilia o arranque em rampas acentuadas, prevenindo o recuo do veículo.
Consumo cidade | 10,1 km/l |
Consumo estrada | 11,3 km/l |
Tanque de combustível | 80 litros |
Autonomia | 808 km a 904 km |
Leia também
Astra Hatch SS: O esportivo que marcou a Geração X e Millennials
Corsa 2025: O Retorno Triunfal do Queridinho Brasileiro?
Toyota C-HR: O Crossover Híbrido Revolucionário que Pode Desbancar no Brasil
3. Suzuki Jimny
- Preço a partir de R$ 162.990
- Motor 1.5 movido a gasolina
- Potência máxima de 108 cv e torque de 14,1 kgfm
O Jimny é a opção ideal para quem procura um carro aventureiro. Além de uma construção resistente e uma suspensão preparada para terrenos bem irregulares, não podemos deixar de apreciar o estilo do Jimny.
O Suzuki Jimny novo se destaca pela sua abordagem direta e eficácia em terrenos acidentados. Em contraste com sistemas mais elaborados presentes em algumas SUVs de maior porte, o Jimny se vale de um sistema de tração 4×4 selecionável. As funcionalidades chave incluem:
- Selecionável: Por padrão, opera com tração traseira, permitindo a ativação manual do 4×4 através de uma alavanca localizada no interior do veículo.
- 2H (Tração Traseira): Ótimo para condução em estradas pavimentadas, contribuindo para uma melhor eficiência no consumo de combustível.
- 4H (Tração Integral em Alta): Proporciona uma distribuição equilibrada do torque entre as rodas dianteiras e traseiras, melhorando a tração em superfícies fora de estrada, como terra, cascalho e neve.
- 4L (Tração Integral com Redução): Intensifica o torque disponível e diminui a velocidade do veículo, ideal para superar desafios mais árduos em terrenos off-road, incluindo trilhas rochosas ou lamacentas.
Consumo cidade | 10,9 km/l |
Consumo estrada | 11,9 km/l |
Tanque de combustível | 40 litros |
Autonomia | 436 km a 476 km |
4. Renault Duster
- Preço a partir de R$ 80.000 (Usado)
- Motor 2.0 16V Flex
- Potência máxima de 142 cv e torque de 20,9 kgfm
Conforme a configuração escolhida, o Duster demonstra boa capacidade para enfrentar terrenos off-road. Contudo, é um veículo indicado para quem deseja vivenciar aventuras de nível inicial, sem exigir demais do automóvel. Trata-se de uma excelente alternativa de compra no mercado de usados.
Atualmente, o Renault Duster novo não está disponível com tração 4×4 no mercado brasileiro.
Em versões anteriores, o Duster contava com o sistema de tração integral sob demanda denominado “Renault Lock”. Esse mecanismo operava de forma similar à encontrada em outros SUVs de porte médio:
- Por padrão, o veículo utilizava tração dianteira para otimizar o consumo de combustível.
- Por meio de um comando no painel, era possível ativar a tração 4×4 de forma automática ou fixar a tração integral.
- No modo automático, o sistema ajustava a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras conforme a necessidade de tração.
- A fixação da tração integral era sugerida para condições off-road mais desafiadoras, embora seu uso em pavimento asfáltico fosse desaconselhado devido ao risco de danificar o sistema.
Infelizmente, as opções com tração 4×4 foram excluídas da gama Duster disponibilizada no Brasil pela Renault, provavelmente por razões comerciais, como o alinhamento a uma estratégia de preço mais atrativo.
Consumo cidade | 7,3 km/l (etanol) |
Consumo estrada | 9,8 km/l (etanol) |
Tanque de combustível | 50 litros |
Autonomia | 365 km a 490 km |
5. Mitsubishi L200
- Preço a partir de R$ 243.990
- Motor 2.4 movido a Diesel
- Potência de 190 cv e torque de 43,9 kgfm
Por fim, a picape L200 é outra opção muito interessante para o off-road. Sua vantagem é a altura do solo, além de versões específicas com pegada aventureira.
A Mitsubishi L200 nova vem equipada com o avançado sistema Super Select 4WD-II, reconhecido por sua versatilidade e robustez no mercado. Este sistema disponibiliza quatro modos de tração, ajustáveis por uma alavanca situada no console central, facilitando a escolha da configuração mais adequada para diferentes condições de terreno.
Os modos de tração oferecidos são:
- 2H (Tração Traseira): Recomendado para a condução em vias asfaltadas, com foco na eficiência do combustível.
- 4H (Tração Integral Ativa): Realiza a distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, aprimorando a tração em superfícies como terra, cascalho ou neve. Este modo pode ser empregado em velocidades superiores às do modo 4L.
- 4HLc (Tração Integral com Bloqueio do Diferencial Central): Apropriado para enfrentar terrenos off-road de maior dificuldade, onde a aderência é limitada. Neste ajuste, o torque é repartido de maneira uniforme entre os eixos dianteiro e traseiro, com o diferencial central bloqueado para maximizar a tração.
- 4LLc (Tração Integral em Baixa com Bloqueio do Diferencial Central): Engrenagem reduzida ideal para desafios extremos fora da estrada, como subidas acentuadas e áreas enlameadas.
Consumo cidade | 10,5 km/l |
Consumo estrada | 12,5 km/l |
Tanque de combustível | 76 litros |
Autonomia | 798 km a 950 km |
As opções destacadas neste artigo, oferecem uma variedade de escolhas para atender às necessidades de diferentes tipos de entusiastas off-road.
Seja explorando trilhas rochosas ou cruzando terrenos alagados, esses veículos são projetados para enfrentar os desafios mais difíceis e garantir uma experiência de aventura inesquecível.
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!