BMW R 1300 GS 2025 Supera a Lenda fora de estrada R 1250 GS!
Bem-vinda novidade: BMW R 1300 GS 2024 e Adeus R 1250 GS
A BMW R 1250 GS é uma edição limitada dessa fora de estrada com apenas 2.100 unidades da BMW Motorrad e tem preço inicial de R$ 129.950,00 em 2024.
A moto é equipada com pacotes estéticos Shadow I e Shadow II, além de acabamento personalizado e exclusivo. Os detalhes dessa on-off road incluem emblemas e inscrições referentes ao “Kit Ultimate”, que não serão replicados em outros modelos.
A Ultimate Edition é uma combinação das características de todas as versões, tornando-se um modelo “definitivo”, que é exatamente a tradução de “Ultimate”.
Contudo, essa edição pode ser a última da BMW R 1250 GS, já que ela será substituída pelo novo modelo R 1300 GS, que já está pronto e inclui vários avanços técnicos, embora ainda não revelados oficialmente.
A nova BMW R 1300 GS, que será produzida na fábrica da BMW em Manaus, terá três versões e faz parte da linha GS, o modelo mais vendido mundialmente pela marca.
O motor boxer da R 1300 GS terá aumento na capacidade para atender as normas de ruídos e de emissões Euro 5, cada vez mais rigorosas, em vigor a partir de 2024.
A nova motocicleta terá várias novidades, incluindo radar adaptativo de velocidade, aprimoramento do controle variável de válvulas (Shift Cam), novo visual, com bloco de farol não assimétrico, novo quadro, escape e aerodinâmica com spoilers de ângulos variáveis, conforme a velocidade, e um painel em tela TFT colorida de 10,25 polegadas e dois pacotes opcionais: o pacote Touring e o pacote Confort.
As rodas são raiadas em preto, assim como as barras de proteção do motor. A nova BMW R 1300 GS, por sua vez, terá um farol em um bloco único, deixando de ser assimétrico depois de anos.
O quadro em tubos de aço com nova geometria será mais baixo, mas continuará com transmissão final por cardã e monobraço na suspensão traseira.
A Evolução para a BMW R 1300 GS
A BMW R 1300 GS é a evolução da R 1250 GS, a moto líder no segmento de big trail no Brasil. Com a nova versão, a BMW promete entregar um modelo ainda mais tecnológico e potente para os amantes de aventuras sobre duas rodas.
A nova BMW R 1300 GS conta com diversas inovações em relação à sua antecessora. Uma das principais é o motor de dois cilindros boxer com capacidade de 1.300 cc, que entrega uma potência maior em relação ao modelo anterior.
A moto conta com ajuste eletrônico de suspensão (ESA), modos de pilotagem Pro, assistente de troca de marchas (quick shifter), piloto automático (cruise control), protetores de mão, suporte para malas, transmissão final por cardã, monobraço na suspensão traseira, radar adaptativo de velocidade e chave inteligente.
Outra novidade é o tanque maior, que permite mais autonomia para viagens longas. O design da moto também foi atualizado, com tubos de aço, ponteira com dupla saída e um conjunto de farol assimétrico de LED em formato de X.
Comparativo com a R 1250 GS
A BMW R 1300 GS é uma evolução da R 1250 GS, mas as diferenças entre as duas motos são notáveis. A nova versão conta com um motor mais potente e tecnológico, além de um conjunto de farol assimétrico de LED em formato de X.
A nova moto também possui um radar adaptativo de velocidade, que ajusta automaticamente a velocidade da moto de acordo com o tráfego à frente, e um sistema de ponto cego, que alerta o piloto sobre a presença de outros veículos na pista.
A BMW R 1300 GS também atende às normas de ruídos e de emissões Euro 5, o que significa que a moto é mais amigável ao meio ambiente.
Com todas essas inovações, a BMW R 1300 GS promete ser uma moto ainda mais completa e preparada para enfrentar qualquer desafio, seja na cidade ou na estrada. A moto é uma homenagem à lendária Gelande Strasse e às conquistas da BMW no Paris Dakar e no Adventure GS Trophy.
O Modelo sucessor da popular R 1250 GS traz redução de peso, novo motor e avanços na suspensão e chega às lojas brasileiras no segundo semestre de 2024.
Ainda não há qualquer previsão de preços para a nova R 1300 GS no mercado brasileiro, mas certamente ficará acima dos R$ 129.500 iniciais cobrados pelo modelo atual.