BMW F 900 GS 2025: Potência e Leveza Inovadoras para o Brasil
Da vibrante Málaga, a notícia que vem sacudir o mundo das duas rodas: a BMW F 900 GS, modelo 2025, prepara-se para desbravar o mercado brasileiro ainda neste semestre, prometendo uma experiência sem precedentes aos entusiastas de motocicletas aventureiras.
No momento, a BMW F900 GS está disponível no mercado pelo valor de R$ 80 mil, e antecipa-se que este preço permaneça estável por aqui no lançamento da próxima geração.
Com essa atualização, o modelo aposta em um design mais audacioso, redução de peso e um aumento significativo de potência. Mas será que essa nova fórmula conquista?
BMW F 900 GS 2025: Potência e Leveza Inovadoras para o Brasil
Adornada na cor São Paulo Yellow, já vista nos veículos M3 e M4 da BMW, a F 900 GS 2025 presta uma sutil homenagem ao entusiasmo dos brasileiros pelas grandes aventuras sobre duas rodas.
A motocicleta se distância da ideia de uma companheira para longas viagens turísticas, aproximando-se mais do conceito de uma moto de Enduro. Para os amantes das longas jornadas, a BMW coloca suas fichas na R 1300 GS.
Visualmente, a F 900 GS adota uma postura mais altiva e esbelta, com destaque para uma traseira redesenhada visando a redução de peso.
A parte posterior da moto abdica das tradicionais lanternas em favor de indicadores LED integrados, complementados por um subchassi traseiro enxuto, resultando em uma silhueta consideravelmente mais compacta.
A economia de peso, somando 14 kg a menos que seu antecessor, advém principalmente da substituição do tanque metálico por um de plástico, com capacidade reduzida em meio litro, agora comportando 14,5 litros.
As versões básica e intermediária na Europa declaram um peso operacional de 219 kg, enquanto a versão Adventure registra 245 kg.
Dimensões incluem 2.270 mm de comprimento, 943 mm de largura e 1.590 mm de entre-eixos, com a altura do assento posicionada em 870 mm.
A suspensão dianteira é totalmente ajustável, com garfo invertido e 230 mm de curso, e na parte traseira, um amortecedor único com 215 mm de curso.
Mantendo-se fiel ao espírito Enduro, as versões europeias da F 900 GS são sempre equipadas com rodas raiadas, de 21″ na frente e 17″ atrás.
Um incremento notável é a adição de 10 cv de potência. Tanto a F 900 GS 2025 quanto a Adventure são propulsadas por um motor bicilíndrico paralelo de 895 cm³, desenvolvendo 105 cv a 8.500 rpm e 9,4 kgfm de torque a 6.750 rpm.
Segundo a BMW Motorrad, o consumo médio da F 900 GS é de 22 km/l. No entanto, em testes realizados por revistas especializadas, o consumo médio variou entre 18 km/l e 20 km/l.
Em comparação, a F 800 GS (sucessora da F 750 GS) utiliza o mesmo motor, mas calibrado para 87 cv e 9,1 kgfm de torque à mesma rotação.
Todos os modelos apresentam câmbio mecânico de seis velocidades com transmissão final por corrente. Na Europa, o quickshifter bidirecional é um opcional.
Os modelos contam com equipamentos de série como iluminação em LED, alavanca de câmbio ajustável, painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas, dois modos de pilotagem (Rain e Road), ABS, controle de tração, escapamento Akrapovič, manoplas aquecidas, protetores de mão, nova alavanca de freio de pé, suporte multifuncional e uma nova bolha.
BMW F 900 GS: Ficha técnica
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, refrigeração líquida |
Cilindrada | 895 cm³ |
Diâmetro x Curso | 84,0 mm x 77,0 mm |
Taxa de Compressão | 13,1:1 |
Potência | 105 cv (77 kW) @ 8.500 rpm |
Torque | 92 Nm @ 6.500 rpm |
Alimentação | Injeção Eletrônica (Bosch ME 17.2) |
Sistema de Lubrificação | Lubrificação por cárter seco |
Transmissão | 6 velocidades, manual |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, acionamento mecânico |
Chassi | Treliça em aço tubular |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido, Ø 43 mm, curso 170 mm |
Suspensão Traseira | Monoamortecedor ajustável, curso 170 mm |
Freio Dianteiro | Disco duplo, 320 mm, pinças radiais 4 pistões, ABS Pro |
Freio Traseiro | Disco simples, 265 mm, pinça 2 pistões, ABS Pro |
Rodas | Liga leve de alumínio fundido |
Pneu Dianteiro | 120/70 ZR19 |
Pneu Traseiro | 170/60 ZR17 |
Altura do Assento | 825 mm (opções de 815 mm e 845 mm) |
Altura Mínima do Assento | 755 mm (opcional) |
Peso Seco | 211 kg |
Peso em Ordem de Marcha | 231 kg |
Capacidade do Tanque | 15 litros |
Iluminação | LED (Farol, Lanterna Traseira, Indicadores de Direção) |
Painel de Instrumentos | Tela TFT colorida de 6,5 polegadas, conectividade BMW Motorrad |
Assistentes de Pilotagem | ABS Pro, DTC, Modos de Condução (Rain, Road, Dynamic, Eco, opcional: Pro com Enduro e Enduro Pro) |
Acessórios Opcionais | Quick Shifter, ESA, Pacotes Conforto, Touring, Dynamic, etc. |
O Novo Radicalismo da BMW
A F 900 GS deixa para trás a F 850 GS com uma proposta completamente diferente. Aqui, não se trata de uma máquina para simplesmente devorar quilômetros de asfalto.
Esta aventureira foi reimaginada para ser mais leve e mais forte, não para servir como um mero “sofá ambulante” em longas jornadas sem emoção.
Equipada com a familiaridade dos controles BMW, incluindo seu painel digital, a F 900 GS impressiona pela distribuição de peso otimizada e pela facilidade de manuseio, apesar de ainda exigir esforço para ser erguida do descanso lateral.
A experiência de pilotagem é realçada pela suavidade da embreagem e pela precisão do câmbio, especialmente com o quickshifter bidirecional, que pode se tornar um opcional no Brasil.
A nova BMW F 900 GS 2025 redefine o conceito de aventura sobre duas rodas com um enfoque audacioso e um design otimizado.
Resta aguardar para ver como esse modelo será recebido pelo público brasileiro, adaptando-se talvez a uma versão ligeiramente menos radical para abranger um espectro maior de entusiastas.
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!