Site de notícias de automóveis

BMW F 900 GS 2025: Potência e Leveza Inovadoras para o Brasil

Da vibrante Málaga, a notícia que vem sacudir o mundo das duas rodas: a BMW F 900 GS, modelo 2025, prepara-se para desbravar o mercado brasileiro ainda neste semestre, prometendo uma experiência sem precedentes aos entusiastas de motocicletas aventureiras.

No momento, a BMW F900 GS está disponível no mercado pelo valor de R$ 80 mil, e antecipa-se que este preço permaneça estável por aqui no lançamento da próxima geração.

Com essa atualização, o modelo aposta em um design mais audacioso, redução de peso e um aumento significativo de potência. Mas será que essa nova fórmula conquista?

BMW F 900 GS 2025: Potência e Leveza Inovadoras para o Brasil

BMW F 900 GS 2024
Reprodução BMW

Adornada na cor São Paulo Yellow, já vista nos veículos M3 e M4 da BMW, a F 900 GS 2025 presta uma sutil homenagem ao entusiasmo dos brasileiros pelas grandes aventuras sobre duas rodas.

A motocicleta se distância da ideia de uma companheira para longas viagens turísticas, aproximando-se mais do conceito de uma moto de Enduro. Para os amantes das longas jornadas, a BMW coloca suas fichas na R 1300 GS.

Visualmente, a F 900 GS adota uma postura mais altiva e esbelta, com destaque para uma traseira redesenhada visando a redução de peso.

A parte posterior da moto abdica das tradicionais lanternas em favor de indicadores LED integrados, complementados por um subchassi traseiro enxuto, resultando em uma silhueta consideravelmente mais compacta.

A economia de peso, somando 14 kg a menos que seu antecessor, advém principalmente da substituição do tanque metálico por um de plástico, com capacidade reduzida em meio litro, agora comportando 14,5 litros.

As versões básica e intermediária na Europa declaram um peso operacional de 219 kg, enquanto a versão Adventure registra 245 kg.

Dimensões incluem 2.270 mm de comprimento, 943 mm de largura e 1.590 mm de entre-eixos, com a altura do assento posicionada em 870 mm.

Quando chega a BMW F 900 GS no Brasil
Reprodução BMW

A suspensão dianteira é totalmente ajustável, com garfo invertido e 230 mm de curso, e na parte traseira, um amortecedor único com 215 mm de curso.

Mantendo-se fiel ao espírito Enduro, as versões europeias da F 900 GS são sempre equipadas com rodas raiadas, de 21″ na frente e 17″ atrás.

Um incremento notável é a adição de 10 cv de potência. Tanto a F 900 GS 2025 quanto a Adventure são propulsadas por um motor bicilíndrico paralelo de 895 cm³, desenvolvendo 105 cv a 8.500 rpm e 9,4 kgfm de torque a 6.750 rpm.

Segundo a BMW Motorrad, o consumo médio da F 900 GS é de 22 km/l. No entanto, em testes realizados por revistas especializadas, o consumo médio variou entre 18 km/l e 20  km/l.

Em comparação, a F 800 GS (sucessora da F 750 GS) utiliza o mesmo motor, mas calibrado para 87 cv e 9,1 kgfm de torque à mesma rotação.

Todos os modelos apresentam câmbio mecânico de seis velocidades com transmissão final por corrente. Na Europa, o quickshifter bidirecional é um opcional.

Os modelos contam com equipamentos de série como iluminação em LED, alavanca de câmbio ajustável, painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas, dois modos de pilotagem (Rain e Road), ABS, controle de tração, escapamento Akrapovič, manoplas aquecidas, protetores de mão, nova alavanca de freio de pé, suporte multifuncional e uma nova bolha.

BMW F 900 GS 2024 painel
Reprodução BMW

BMW F 900 GS: Ficha técnica

Especificação Detalhes
Motor Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada 895 cm³
Diâmetro x Curso 84,0 mm x 77,0 mm
Taxa de Compressão 13,1:1
Potência 105 cv (77 kW) @ 8.500 rpm
Torque 92 Nm @ 6.500 rpm
Alimentação Injeção Eletrônica (Bosch ME 17.2)
Sistema de Lubrificação Lubrificação por cárter seco
Transmissão 6 velocidades, manual
Embreagem Multidisco em banho de óleo, acionamento mecânico
Chassi Treliça em aço tubular
Suspensão Dianteira Garfo telescópico invertido, Ø 43 mm, curso 170 mm
Suspensão Traseira Monoamortecedor ajustável, curso 170 mm
Freio Dianteiro Disco duplo, 320 mm, pinças radiais 4 pistões, ABS Pro
Freio Traseiro Disco simples, 265 mm, pinça 2 pistões, ABS Pro
Rodas Liga leve de alumínio fundido
Pneu Dianteiro 120/70 ZR19
Pneu Traseiro 170/60 ZR17
Altura do Assento 825 mm (opções de 815 mm e 845 mm)
Altura Mínima do Assento 755 mm (opcional)
Peso Seco 211 kg
Peso em Ordem de Marcha 231 kg
Capacidade do Tanque 15 litros
Iluminação LED (Farol, Lanterna Traseira, Indicadores de Direção)
Painel de Instrumentos Tela TFT colorida de 6,5 polegadas, conectividade BMW Motorrad
Assistentes de Pilotagem ABS Pro, DTC, Modos de Condução (Rain, Road, Dynamic, Eco, opcional: Pro com Enduro e Enduro Pro)
Acessórios Opcionais Quick Shifter, ESA, Pacotes Conforto, Touring, Dynamic, etc.

O Novo Radicalismo da BMW

A F 900 GS deixa para trás a F 850 GS com uma proposta completamente diferente. Aqui, não se trata de uma máquina para simplesmente devorar quilômetros de asfalto.

Esta aventureira foi reimaginada para ser mais leve e mais forte, não para servir como um mero “sofá ambulante” em longas jornadas sem emoção.

Equipada com a familiaridade dos controles BMW, incluindo seu painel digital, a F 900 GS impressiona pela distribuição de peso otimizada e pela facilidade de manuseio, apesar de ainda exigir esforço para ser erguida do descanso lateral.

A experiência de pilotagem é realçada pela suavidade da embreagem e pela precisão do câmbio, especialmente com o quickshifter bidirecional, que pode se tornar um opcional no Brasil.

A nova BMW F 900 GS 2025 redefine o conceito de aventura sobre duas rodas com um enfoque audacioso e um design otimizado.

Resta aguardar para ver como esse modelo será recebido pelo público brasileiro, adaptando-se talvez a uma versão ligeiramente menos radical para abranger um espectro maior de entusiastas.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.