Site de notícias de automóveis

Chevrolet Opala SS: O cupê 6 cilindros mais amado do Brasil

Relíquia Automotiva Brasileira: Um Passeio pelo Opala SS de 1979

No coração da indústria automobilística brasileira, o Opala SS de 1979 emerge como uma verdadeira cápsula do tempo, evocando nostalgia e admiração entre os aficionados por carros clássicos.

Em uma exploração detalhada, descobrimos as peculiaridades que fazem deste veículo uma joia da engenharia e do design da época.

O Chevrolet Opala, com seu visual desportivo e acabamento refinado, permanece como um ícone atemporal no Brasil. Seus detalhes, desde as rodas esportivas até o volante de três raios, destacam a atenção meticulosa dedicada à sua concepção.

O carro não apenas exibe uma estética que capta olhares, mas também oferece uma experiência de condução única, reforçada por seu interior luxuoso e características distintas.

Hoje em dia, adquirir um Opala SS 1979 representa um gasto considerável, com modelos bem conservados atingindo um valor médio de R$85 mil, podendo mesmo superar a marca de R$110 mil.

Chevrolet Opala SS reformado
Foto/ Reprodução

Chevrolet Opala SS: O cupê 6 cilindros mais amado do Brasil

Um olhar sob o capô do Opala SS revela seu coração pulsante: um propulsor de seis cilindros com 138 cavalos de potência, um símbolo de força e durabilidade.

Este motor permite que o veículo atinja uma velocidade máxima de 175 km/h, além de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 14,2 segundos, destacando-se como um ícone de performance.

Esse aspecto técnico não apenas sublinha a engenharia avançada por trás do veículo, mas também garante uma performance que pode competir com os padrões contemporâneos de velocidade e eficiência.

A Experiência de Direção: Entre o Passado e o Presente

Levar o Opala SS para as ruas é uma experiência que transcende o tempo, combinando o charme do design clássico com a empolgação de uma condução vigorosa.

A resposta do veículo e o ronco do motor ressaltam a qualidade e o desempenho que o Opala mantém, décadas após sua fabricação.

Prós

  • Motor Potente: Equipado com um motor 4.1 de seis cilindros, oferecendo 140 cv (gasolina) e 171 cv (álcool), garante aceleração robusta e uma excelente velocidade máxima.
  • Dirigibilidade Superior: Destaca-se por sua condução agradável, beneficiada por uma suspensão suave e freios eficientes.
  • Câmbio Preciso: Conta com uma transmissão manual de quatro velocidades, conhecida pela sua precisão e durabilidade.
  • Design Clássico: Reconhecido como um dos automóveis mais belos no Brasil, com um visual atemporal.
  • Interior Luxuoso: Acabamentos de alta qualidade, incluindo bancos de couro e volante esportivo.
  • Variedade de Cores: Disponível em cores vibrantes e atraentes, realçando sua estética.
  • Mecânica Simples: Sua construção robusta facilita a manutenção e a obtenção de peças.
  • Comunidade de Apoio: Existência de uma vasta comunidade de entusiastas que oferecem suporte.
  • Custo Acessível: Manutenção e peças a preços relativamente baixos se comparados aos carros mais recentes.

Contras

  • Alto Consumo de Combustível: Médias de 5 km/l na cidade e 8 km/l na estrada.
  • Tanque de Combustível Limitado: Capacidade para apenas 55 litros, comprometendo a autonomia.
  • Ausência de Equipamentos Modernos: Falta de airbags e ABS.
  • Estrutura Pesada: Carroceria e construção mais susceptíveis a danos em colisões.
  • Suspensão Macia: Pode resultar em desconforto em terrenos irregulares.
  • Ar-condicionado Opcional: Falta de climatização padrão pode ser um inconveniente.
  • Espaço Interno Reduzido: Limitações de espaço para passageiros no banco traseiro.
  • Peças Originais: Dificuldade em encontrar componentes originais em bom estado.
  • Valorização: Aumento no valor de mercado, tornando-o mais caro.
  • Custo do Seguro: Seguros tendem a ser mais elevados devido à sua antiguidade.

O Legado do Opala SS

Qual é o Opala mais raro
Foto/ Reprodução

Fabricado pela General Motors do Brasil entre 1968 e 1992, o Opala se estabeleceu como o primeiro automóvel de passeio da companhia no país.

O modelo SS, em particular, foi concebido para marcar presença no mercado de carros esportivos, com um apelo que transcendeu gerações.

Sua história reflete não apenas a evolução automobilística, mas também a cultura e o desenvolvimento industrial brasileiros.

Opala SS Ficha técnica

Especificação Detalhes
Localização do Motor Dianteiro, longitudinal
Configuração 6 cilindros em linha
Cilindrada 4.100 cm³
Diâmetro x Curso 98,4 mm x 92,2 mm
Taxa de Compressão 7,0:1
Potência Máxima 138 cv às 4.000 rpm
Torque Máximo 29 mkgf às 2.400 rpm
Tipo de Câmbio Manual

Opala SS: Um Ícone Eterno

Chevrolet Opala SS
Foto/ Reprodução

O Opala SS de 1979 é mais do que um automóvel; é um marco cultural e histórico que continua a inspirar e encantar.

Seu design, desempenho e legado falam volumes sobre a era de ouro dos carros esportivos brasileiros, oferecendo uma viagem inesquecível pela estrada da memória.

Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?

Então, siga @NoticiasSobreAutomovel e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.