Placa Preta: Significado, Preço e Vantagem de usar
A placa preta é um recurso que surgiu para distinguir os automóveis antigos, dando-lhes status de item de colecionador.
A conquista da placa funciona como forma de valorização do bem que terá valor de revenda maior do que um modelo do mesmo ano que não esteja conservado ou com itens originais.
Placa Preta: Significado, Preço e Vantagem de usar
A placa preta é uma forma de reconhecimento para os donos de carros antigos, que muitas vezes investem tempo e dinheiro para manter seus veículos em boas condições.
A placa preta é emitida pelo Detran e é destinada a carros que tenham mais de 30 anos e que estejam em perfeito estado de conservação, com pelo menos 80% de originalidade.
Para obter a placa preta, o proprietário do carro deve passar por uma avaliação técnica que irá verificar se o veículo está de acordo com as normas estabelecidas pelo Detran.
Caso o carro seja aprovado, o proprietário poderá solicitar a emissão da placa preta e terá o reconhecimento de que seu carro é um veículo de coleção.
Ela é uma forma de incentivar a preservação do patrimônio histórico e cultural do país, já que muitos dos carros antigos são verdadeiras relíquias que contam a história da indústria automobilística brasileira.
O que é preciso para ter placa preta?
Com a volta do modelo de fundo preto e letras brancas em junho de 2022, o reconhecimento da necessidade de diferenciar veículos de coleção original dos demais foi restabelecido.
Para pleitear a placa preta, o proprietário deve ser integrante de um clube automotivo e passar por uma avaliação feita por entidades credenciadas ao Senatran, como a FBVA, que realiza a vistoria no veículo e emite o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL), também conhecido como Certificado de Originalidade.
O veículo deve atingir pelo menos 80 pontos em uma avaliação criteriosa para ser elegível.
Qual a vantagem de ter uma placa preta?
Os clubes credenciados são encarregados de realizar a inspeção nos veículos e encaminhar à federação para análise do processo.
Após a emissão do CVCOL, o proprietário dá entrada no pedido da placa preta junto ao Detran, e todo o processo pode levar de um a dois meses.
Ao obter a placa preta, o veículo é reconhecido como um automóvel notadamente de coleção, conferindo ao proprietário um certificado de que seu veículo é original. Além disso, o documento altera a espécie do automóvel de “passageiro” para “coleção”.
Qual o valor para colocar a placa preta?
No entanto, é importante considerar que o custo para emissão da placa preta gira em torno de R$ 1.250, podendo variar conforme a documentação do veículo.
A resolução que resgatou a placa preta tradicional tem validade nacional, e o CVCOL tem duração de 60 meses, sendo obrigatória a renovação após esse prazo.
Leia também:
05 Razões para Amar o Fusca: Seu Carro Ideal para 2024 e Além
Herbie: O carro clássico mais amado do cinema
Legislação e Manutenção
A placa preta é uma certificação concedida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para veículos de coleção que atendem a critérios específicos.
De acordo com a Resolução 957/2022 do Contran, o veículo precisa manter pelo menos 80% das suas características de fabricação quanto à mecânica, carroceria, suspensão, aparência visual e estado de conservação, equipamentos de segurança, características de emissão de gases poluentes, ruído e demais itens condizentes com a tecnologia e cultura em que foi produzido.
Além de tudo isso, é necessário que o veículo tenha, no mínimo, 30 anos de fabricação e seja avaliado por um especialista credenciado pelo Denatran.
Cuidados com a Originalidade do Veículo
Para manter a placa preta, é necessário que o veículo esteja em bom estado de conservação e que suas características originais de fabricação sejam mantidas.
Modificações que alterem a originalidade do veículo, como mudanças na suspensão, na mecânica ou na aparência visual, podem comprometer a certificação e fazer com que o veículo perca o direito à placa preta.
É importante que o proprietário do veículo mantenha as peças originais e faça as manutenções necessárias para que o veículo esteja sempre em bom estado de conservação.
Também é preciso que o veículo passe por inspeções regulares para garantir que ele mantenha as características originais de fabricação e que esteja em conformidade com as normas do Contran e do Denatran.
Vale lembrar que os veículos com placa preta possuem restrições de circulação, podendo ser utilizados apenas em eventos e passeios de veículos de coleção. Portanto, é importante que o proprietário do veículo esteja ciente das normas e regulamentações que envolvem a placa preta, para que possa usufruir dos benefícios que ela oferece.
A certificação é concedida para veículos de coleção que atendem a critérios específicos de originalidade e conservação.
Para mantê-la, é necessário que o veículo seja avaliado por um especialista credenciado pelo Denatran e mantenha suas características originais de fabricação.